O papel do diretor das escolas públicas da rede municipal de Santo Amaro (BA)

Autores

  • Sergio Henrique Conceicao Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
  • Hirlana Freitas de Lemos Secretaria Municipal de Educação de Santo Amaro (BA)

DOI:

https://doi.org/10.5585/cpg.v18n2.11399

Palavras-chave:

Gestão escolar, Administração escolar, Diretor escolar

Resumo

Reconhecendo a relevância da função do diretor escolar, sua inserção no trabalho coletivo e colaborativo no âmbito das escolas, o presente trabalho de natureza documental e exploratória investigou aspectos acerca do papel do diretor das escolas públicas da rede municipal de Santo Amaro (BA) sob a perspectiva do paradigma multidimensional (SANDER, 1995, 2007). Os resultados da investigação evidenciam relativa adesão aos pressupostos teóricos do paradigma dimensional e o reconhecimento dessas dimensões (econômicas, políticas, pedagógicas e culturais), com prevalência das dimensões política e cultural sobre as demais. Identificou lacuna normativa e ausência de práticas sistematizadas de capacitação e aperfeiçoamento, voltadas ao desenvolvimento do trabalho dos diretores e sua formação em serviço, na perspectiva de efetivação de seu papel institucional no âmbito daquela rede educacional pública e na busca do reconhecimento do propósito pedagógico de suas práticas profissionais.

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Biografia do Autor

Sergio Henrique Conceicao, Universidade do Estado da Bahia (UNEB)

Doutor em Educação. Professor Adjunto do Departamento de Ciências Humanas e Tecnologias (DCHT), Campus XIX – Camaçari e do Programa de Pós-Graduação em Gestão e Tecnologias na Universidade do Estado da Bahia (UNEB).

Hirlana Freitas de Lemos, Secretaria Municipal de Educação de Santo Amaro (BA)

Mestra em Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Professora da rede municipal de Santo Amaro (BA)

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Publicado

19.12.2019

Como Citar

CONCEICAO, Sergio Henrique; DE LEMOS, Hirlana Freitas. O papel do diretor das escolas públicas da rede municipal de Santo Amaro (BA). Cadernos de Pós-graduação, [S. l.], v. 18, n. 2, p. 122–137, 2019. DOI: 10.5585/cpg.v18n2.11399. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/cadernosdepos/article/view/11399. Acesso em: 19 dez. 2024.