O papel do diretor das escolas públicas da rede municipal de Santo Amaro (BA)
DOI:
https://doi.org/10.5585/cpg.v18n2.11399Parole chiave:
Gestão escolar, Administração escolar, Diretor escolarAbstract
Reconhecendo a relevância da função do diretor escolar, sua inserção no trabalho coletivo e colaborativo no âmbito das escolas, o presente trabalho de natureza documental e exploratória investigou aspectos acerca do papel do diretor das escolas públicas da rede municipal de Santo Amaro (BA) sob a perspectiva do paradigma multidimensional (SANDER, 1995, 2007). Os resultados da investigação evidenciam relativa adesão aos pressupostos teóricos do paradigma dimensional e o reconhecimento dessas dimensões (econômicas, políticas, pedagógicas e culturais), com prevalência das dimensões política e cultural sobre as demais. Identificou lacuna normativa e ausência de práticas sistematizadas de capacitação e aperfeiçoamento, voltadas ao desenvolvimento do trabalho dos diretores e sua formação em serviço, na perspectiva de efetivação de seu papel institucional no âmbito daquela rede educacional pública e na busca do reconhecimento do propósito pedagógico de suas práticas profissionais.Downloads
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Pubblicato
2019-12-19
Come citare
CONCEICAO, Sergio Henrique; DE LEMOS, Hirlana Freitas. O papel do diretor das escolas públicas da rede municipal de Santo Amaro (BA). Cadernos de Pós-graduação, [S. l.], v. 18, n. 2, p. 122–137, 2019. DOI: 10.5585/cpg.v18n2.11399. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/cadernosdepos/article/view/11399. Acesso em: 19 dic. 2024.
Fascicolo
Sezione
Artigos
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