Cadernos de Pós-graduação v. 18, n. 2

jul./dez.
Publicado: 19.12.2019

Editorial

  • Ensino das diferentes áreas do conhecimento nas grandes etapas e modalidades de escolarização

    Ligia de Carvalho Abões Vercelli, Carlos Bauer
    1-3
    DOI: https://doi.org/10.5585/cpg.v18n2.16144

Dossiê Temático: Ensino das diferentes áreas do conhecimento nas grandes etapas e modalidades de escolarização

  • O currículo de ciências na base nacional comum curricular

    Luciane da Silva Vicente
    4-10
    DOI: https://doi.org/10.5585/cpg.v18n2.10792
  • Filosofia na formação profissional: por que ter valores políticos, éticos e estéticos na formação profissional é importante?

    Mercia Aparecida Monteiro Desenzi
    11-14
    DOI: https://doi.org/10.5585/cpg.v18n2.10794
  • O ensino de espanhol na fronteira de Jaguarão/BR e Rio Branco/UY: análise dos limites e perspectivas educacionais após revogação da Lei n° 11.161/2005

    Caroline Gonçalves Feijó-Quadrado, Alessadra Troian
    15-28
    DOI: https://doi.org/10.5585/cpg.v18n2.11478
  • Língua inglesa no Brasil, reformas educativas e métodos de ensino: aspectos de uma trajetória disciplinar

    sofia bocca
    29-48
    DOI: https://doi.org/10.5585/cpg.v18n2.14594
  • Políticas Públicas e seus ciclos na área educacional: o caso do Ensino de Música

    Breno Henrique Matias, José Rubens Lima Jardilino
    49-62
    DOI: https://doi.org/10.5585/cpg.v18n2.15862
  • Documentos históricos no ensino de História: Idade Média e imagens no 6º ano do ensino fundamental

    Suzana Lopes Salgado Ribeiro, Rachel Duarte Abdala, Ana Claudia Moreira Rodrigues
    63-81
    DOI: https://doi.org/10.5585/cpg.v18n2.14907

Artigos

  • Os desafios da Educação Quilombola e o protagonismo dos movimentos sociais: experiências na Comunidade Colônia do Paiol – Bias Fortes (MG)

    Ramofly Bicalho, Guilherme Goretti Rodrigues
    82-93
    DOI: https://doi.org/10.5585/cpg.v18n2.10365
  • Relações étnico-raciais e formação docente na educação infantil

    Moacir Silva Castro
    94-107
    DOI: https://doi.org/10.5585/cpg.v18n2.10448
  • A Lei 10.639/03 e o PNE 2014-2024 - para ressignificar as relações étnicas

    Jorge Alves Oliveira
    108-121
    DOI: https://doi.org/10.5585/cpg.v18n2.10569
  • O papel do diretor das escolas públicas da rede municipal de Santo Amaro (BA)

    Sergio Henrique Conceicao, Hirlana Freitas de Lemos
    122-137
    DOI: https://doi.org/10.5585/cpg.v18n2.11399
  • Diretrizes políticas Globais e Relações Políticas Locais: possíveis indícios da “gestão-vagalume"

    Arthur Medrado Soares Araujo
    138-148
    DOI: https://doi.org/10.5585/cpg.v18n2.11479
  • A inserção da educação para o trânsito nas escolas a partir da influência e orientação da gestão escolar

    Pedro Ramon Pinheiro de Souza
    149-165
    DOI: https://doi.org/10.5585/cpg.v18n2.12371
  • Tecendo relações entre o conceito de “Massa Aperceptiva” de Jakubinskij e algumas ideias de Vigotski

    Silvane Maria Pereira Brandão, Vanessa Milani Labadessa, Márcia Mendes de Lima
    166-175
    DOI: https://doi.org/10.5585/cpg.v18n2.14359
  • Análise do discuro na formação em serviço do gestores escolares

    Marcelo do Nascimento, Alessandro Luiz de Oliveira, Rachel Duarte Abdala
    176-190
    DOI: https://doi.org/10.5585/cpg.v18n2.14468
  • O Vidigal no contexto das transformações socioespaciais contemporâneas. Uma experiência interdisciplinar entre geografia e artes

    Renato Garcia F. S. Pinto
    191-204
    DOI: https://doi.org/10.5585/cpg.v18n2.14878
  • Avaliação da Aprendizagem Transformadora no Ensino Superior: Experiências Exitosas na Pós-Graduação Stricto Sensu

    Simone Cabral Marinho dos Santos, Sheyla Maria Fontenele Macedo, Taysa Kelly da Silva
    205-219
    DOI: https://doi.org/10.5585/cpg.v18n2.15860
  • O gestor escolar e a inclusão de alunos público-alvo da educação especial municipal

    Mara Rosane Souza Soares, Denise Macedo Ziliotto
    220-234
    DOI: https://doi.org/10.5585/cpg.v18n2.13150
  • O Machismo e a visão Científica e Cultural dos alunos do Ensino Médio Integrado de uma Rede de Ensino Pública Federal.

    Daniela Copetti Santos, Luciane Carvalho Oleques, Juliane Oberoffer Santos da Rosa
    235-241
    DOI: https://doi.org/10.5585/cpg.v18n2.13210
  • Relações de Identidade Docente: teares e diálogos entre professores e formadores em seus percursos e espaços formativos

    Sabrina Guedes, Mônica Macedo
    242-248
    DOI: https://doi.org/10.5585/cpg.v18n2.13461
  • O Cálculo Diferencial e Integral e a formação de engenheiros

    Milton Ribeiro, Fabiane Mondini, Luciane Ferreira Mocrosky
    249-261
    DOI: https://doi.org/10.5585/cpg.v18n2.15189

Resenhas