Ir para o conteúdo principal
Ir para o menu de navegação principal
Ir para o rodapé
Open Menu
Sobre
Sobre a Revista
Foco e Escopo
Processo de Avaliação pelos Pares
Periodicidade
Taxa de publicação
Ficha catalográfica
Patrocínio
Equipe Editorial
Contato
Políticas
Política de Acesso Aberto
Política de Direito Autoral
Arquivamento
Politica Crossmark
Política Integridade Acadêmica
Declaração de Privacidade
Conflitos de Interesses
Indexação
Submissões
Atual
Arquivos
Termo LGPD
Código de Ética
Google Acadêmico - Índice H
Portal de Periódicos Uninove
Notícias
Chamada Dossiê - v. 23, n. 1 - 2024
Buscar
Cadastro
Acesso
Início
/
Arquivos
/
Cadernos de Pós-graduação v. 18, n. 2
Cadernos de Pós-graduação v. 18, n. 2
jul./dez.
Publicado:
19.12.2019
Editorial
Ensino das diferentes áreas do conhecimento nas grandes etapas e modalidades de escolarização
Ligia de Carvalho Abões Vercelli, Carlos Bauer
1-3
pdf
DOI:
https://doi.org/10.5585/cpg.v18n2.16144
Dossiê Temático: Ensino das diferentes áreas do conhecimento nas grandes etapas e modalidades de escolarização
O currículo de ciências na base nacional comum curricular
Luciane da Silva Vicente
4-10
PDF
DOI:
https://doi.org/10.5585/cpg.v18n2.10792
Filosofia na formação profissional: por que ter valores políticos, éticos e estéticos na formação profissional é importante?
Mercia Aparecida Monteiro Desenzi
11-14
pdf
DOI:
https://doi.org/10.5585/cpg.v18n2.10794
O ensino de espanhol na fronteira de Jaguarão/BR e Rio Branco/UY: análise dos limites e perspectivas educacionais após revogação da Lei n° 11.161/2005
Caroline Gonçalves Feijó-Quadrado, Alessadra Troian
15-28
pdf
DOI:
https://doi.org/10.5585/cpg.v18n2.11478
Língua inglesa no Brasil, reformas educativas e métodos de ensino: aspectos de uma trajetória disciplinar
sofia bocca
29-48
pdf
DOI:
https://doi.org/10.5585/cpg.v18n2.14594
Políticas Públicas e seus ciclos na área educacional: o caso do Ensino de Música
Breno Henrique Matias, José Rubens Lima Jardilino
49-62
pdf
DOI:
https://doi.org/10.5585/cpg.v18n2.15862
Documentos históricos no ensino de História: Idade Média e imagens no 6º ano do ensino fundamental
Suzana Lopes Salgado Ribeiro, Rachel Duarte Abdala, Ana Claudia Moreira Rodrigues
63-81
pdf
DOI:
https://doi.org/10.5585/cpg.v18n2.14907
Artigos
Os desafios da Educação Quilombola e o protagonismo dos movimentos sociais: experiências na Comunidade Colônia do Paiol – Bias Fortes (MG)
Ramofly Bicalho, Guilherme Goretti Rodrigues
82-93
pdf
DOI:
https://doi.org/10.5585/cpg.v18n2.10365
Relações étnico-raciais e formação docente na educação infantil
Moacir Silva Castro
94-107
pdf
DOI:
https://doi.org/10.5585/cpg.v18n2.10448
A Lei 10.639/03 e o PNE 2014-2024 - para ressignificar as relações étnicas
Jorge Alves Oliveira
108-121
pdf
DOI:
https://doi.org/10.5585/cpg.v18n2.10569
O papel do diretor das escolas públicas da rede municipal de Santo Amaro (BA)
Sergio Henrique Conceicao, Hirlana Freitas de Lemos
122-137
pdf
DOI:
https://doi.org/10.5585/cpg.v18n2.11399
Diretrizes políticas Globais e Relações Políticas Locais: possíveis indícios da “gestão-vagalume"
Arthur Medrado Soares Araujo
138-148
PDF
DOI:
https://doi.org/10.5585/cpg.v18n2.11479
A inserção da educação para o trânsito nas escolas a partir da influência e orientação da gestão escolar
Pedro Ramon Pinheiro de Souza
149-165
pdf
DOI:
https://doi.org/10.5585/cpg.v18n2.12371
Tecendo relações entre o conceito de “Massa Aperceptiva” de Jakubinskij e algumas ideias de Vigotski
Silvane Maria Pereira Brandão, Vanessa Milani Labadessa, Márcia Mendes de Lima
166-175
PDF
DOI:
https://doi.org/10.5585/cpg.v18n2.14359
Análise do discuro na formação em serviço do gestores escolares
Marcelo do Nascimento, Alessandro Luiz de Oliveira, Rachel Duarte Abdala
176-190
pdf
DOI:
https://doi.org/10.5585/cpg.v18n2.14468
O Vidigal no contexto das transformações socioespaciais contemporâneas. Uma experiência interdisciplinar entre geografia e artes
Renato Garcia F. S. Pinto
191-204
pdf
DOI:
https://doi.org/10.5585/cpg.v18n2.14878
Avaliação da Aprendizagem Transformadora no Ensino Superior: Experiências Exitosas na Pós-Graduação Stricto Sensu
Simone Cabral Marinho dos Santos, Sheyla Maria Fontenele Macedo, Taysa Kelly da Silva
205-219
pdf
DOI:
https://doi.org/10.5585/cpg.v18n2.15860
O gestor escolar e a inclusão de alunos público-alvo da educação especial municipal
Mara Rosane Souza Soares, Denise Macedo Ziliotto
220-234
pdf
DOI:
https://doi.org/10.5585/cpg.v18n2.13150
O Machismo e a visão Científica e Cultural dos alunos do Ensino Médio Integrado de uma Rede de Ensino Pública Federal.
Daniela Copetti Santos, Luciane Carvalho Oleques, Juliane Oberoffer Santos da Rosa
235-241
pdf
DOI:
https://doi.org/10.5585/cpg.v18n2.13210
Relações de Identidade Docente: teares e diálogos entre professores e formadores em seus percursos e espaços formativos
Sabrina Guedes, Mônica Macedo
242-248
PDF
DOI:
https://doi.org/10.5585/cpg.v18n2.13461
O Cálculo Diferencial e Integral e a formação de engenheiros
Milton Ribeiro, Fabiane Mondini, Luciane Ferreira Mocrosky
249-261
pdf
DOI:
https://doi.org/10.5585/cpg.v18n2.15189
Resenhas
Resenha crítica da obra Texto e leitor: aspectos cognitivos da leitura da autora Angela Kleiman
Rute Kaizer De Carvalho
262-264
pdf
DOI:
https://doi.org/10.5585/cpg.v18n2.10780
(RESENHA) SZYMANSKI, Heloisa (Org.). Entrevista na Pesquisa em Educação: a prática reflexiva. 5.ed. Campinas: Autores Associados, 2018.
Fernanda Caline Silveira, Elaine Teresinha Dal Mas Dias
265-270
pdf
DOI:
https://doi.org/10.5585/cpg.v18n2.11119
Resenha: BAPTISTA, Ana Maria H.; BATISTA, José Carlos F.; D’AMBRÓSIO, Ubiratan (orgs). Educação e Linguagens. São Paulo: BT Acadêmica, CAPES, 2017. 304p.
Janaína Campos
271-273
pdf
DOI:
https://doi.org/10.5585/cpg.v18n2.14181
Resenha: SILVA, Giovani José da; COSTA, Anna Maria Ribeiro F.M. da. Histórias e culturas indígenas na Educação Básica. Belo Horizonte: Autêntica, 2018. (Coleção Práticas Docentes).
Risonete Santiago da Costa
274-277
pdf
DOI:
https://doi.org/10.5585/cpg.v18n2.14749
Escola sem Partido ou a escola da mordaça e do partido único a serviço do capital
André Luís Gabriel, Fernanda Batista Alves
278-280
pdf
DOI:
https://doi.org/10.5585/cpg.v18n2.16064
Enviar Submissão
Enviar Submissão
5 Artigos mais lidos - últimos 30 dias
Grupo focal: uma alternativa em construção na pesquisa educacional
79
A importância e o lugar de teoria na pesquisa
66
Alfabetização musical: o legado de Paulo Freire e a aprendizagem da música
64
Teoria e método no pensamento de Edgar Morin
58
Princípios pedagógicos que fundamentam a formação contínua do educador sem-terra
41
Idioma
Português (Brasil)
English
Español (España)
Français (France)
Italiano
Português (Portugal)
certificacao
e-ISSN: 2525-3514
B1 - (Quadriênio 2017-2020)
Palavras-chave
visitas_globo
Informações
Para Leitores
Para Autores
Para Bibliotecários