Relações étnico-raciais e formação docente na educação infantil

Autores

  • Moacir Silva Castro Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.5585/cpg.v18n2.10448

Palavras-chave:

Educação Infantil, Formação Docente, Relações Étnico-Raciais

Resumo

Abordar-se-á concepções de criança e infância, para entendimento sobre a criança pequena no espaço escolar, e lançar-se-á luz sobre a formação docente na perspectiva da educação das relações étnico-raciais no trato pedagógico. As práticas transformadoras da Educação Básica serão alcançadas na medida em que a classe docente for submetida a processos formativos que respondam as demandas latentes. O Brasil, como membro da ONU, ratificou a Declaração Universal dos Direitos Humanos de 1948. E, em 1988, trouxe os princípios desta Declaração à Constituição da República Federativa do Brasil. Nessa perspectiva entende-se também uma educação para as relações étnico-raciais como uma perspectiva da garantia dos direitos humanos, sobretudo em se tratando de reconhecer a dignidade humana e condenar qualquer prática de racismo. Nesse sentido é necessário contribuir para que os docentes sejam capazes de analisar criticamente a realidade social, de modo que estabeleçam relações entre educação, discriminação racial, racismo e direitos humanos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Moacir Silva Castro, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo

Doutorando do Programa de Educação: História, Política e Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP, Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Gestão e Práticas Educacionais da Universidade Nove de Julho (PROGEPE - UNINOVE), Linha de Pesquisa de Práticas Político - Sociais. Membro do Grupo de Pesquisa GRUPEIFORP (Grupo de Pesquisa de Educação Infantil e Formação de Professores). Graduado em Pedagogia pela UNESP. Licenciado em Geografia pela UNINOVE. Especialista em Geografia (UNESP), Especialista em Coordenação Pedagógica (UFSCar) e Especialista em Educação para as Relações Étnico-Raciais (UFSCar). Docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo. Tem experiência na área de Educação (Ensino Básico e Superior; Coordenação Acadêmica; Ensino de Geografia e Gestão Escolar na Educação Básica e no Ensino Superior), Educação das Relações Étnico-Raciais e Ciências Humanas/Sociais.

Downloads

Publicado

19.12.2019

Como Citar

CASTRO, Moacir Silva. Relações étnico-raciais e formação docente na educação infantil. Cadernos de Pós-graduação, [S. l.], v. 18, n. 2, p. 94–107, 2019. DOI: 10.5585/cpg.v18n2.10448. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/cadernosdepos/article/view/10448. Acesso em: 19 abr. 2024.