Diretrizes políticas Globais e Relações Políticas Locais: possíveis indícios da “gestão-vagalume"

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/cpg.v18n2.11479

Palavras-chave:

Gestão Educacional, Escola, Políticas Locais

Resumo

Esses escritos pretendem analisar os conceitos apresentando por BALL (2001) no texto Diretrizes Políticas Globais e Relações Políticas Locais em Educação em relação ao relato de experiência de três professoras/gestoras da educação publica de Minas Gerais no que tange a relação dessas “atrizes sociais” com ações educativas e  suas práticas no campo da gestão educacional. A tentativa, então, é encontrar os atravessamentos entre a literatura e a prática no testemunho dos sujeitos que estão no “chão da escola”. Para isso foram utilizadas entrevistas com as professoras para a Série Educacional Mosaico, produzida pela Escola de Gestores do CEAD/UFOP na intenção de buscar conexões e afastamentos do texto de BALL e as possíveis “causas” para denominar essas mulheres como “vagalumes” (HUBERMAN,2011). 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Arthur Medrado Soares Araujo, UFF

Graduado em Jornalismo e Mestre em Educação pela Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP. Participou da mobilidade internacional na Universidade Nacional de La Plata - UNLP, na Argentina, em 2012 onde estudou "Comunicação Audiovisual". Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: audiovisual, comunicação, psicanálise, metodologias qualitativas e colaborativas e educação patrimonial. Com a metodologia Olhares (im)Possíveis, desenvolvida e aplicada durante a pesquisa de mestrado ficou em 3º Lugar no 6º Premio AMAERJ - Juíza Patrícia Acioli de Direitos Humanos (categoria práticas Humanísticas). Atua e pesquisa com interesse especial nas narrativas, poéticas e estéticas das linguagens do som e da imagem (fixa em em movimento) transitando entre produções com fins educativos e experimentais. Além disso trabalha com TV Educativa e produção de projetos culturais. É Membro do Grupo de pesquisa Caleidoscópio/ UFOP/CNPQ. Atualmente é doutorando do PPGCine - UFF.

Downloads

Publicado

19.12.2019

Como Citar

ARAUJO, Arthur Medrado Soares. Diretrizes políticas Globais e Relações Políticas Locais: possíveis indícios da “gestão-vagalume". Cadernos de Pós-graduação, [S. l.], v. 18, n. 2, p. 138–148, 2019. DOI: 10.5585/cpg.v18n2.11479. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/cadernosdepos/article/view/11479. Acesso em: 28 mar. 2024.