Diretrizes políticas Globais e Relações Políticas Locais: possíveis indícios da “gestão-vagalume"

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.5585/cpg.v18n2.11479

Mots-clés :

Gestão Educacional, Escola, Políticas Locais

Résumé

Esses escritos pretendem analisar os conceitos apresentando por BALL (2001) no texto Diretrizes Políticas Globais e Relações Políticas Locais em Educação em relação ao relato de experiência de três professoras/gestoras da educação publica de Minas Gerais no que tange a relação dessas “atrizes sociais” com ações educativas e  suas práticas no campo da gestão educacional. A tentativa, então, é encontrar os atravessamentos entre a literatura e a prática no testemunho dos sujeitos que estão no “chão da escola”. Para isso foram utilizadas entrevistas com as professoras para a Série Educacional Mosaico, produzida pela Escola de Gestores do CEAD/UFOP na intenção de buscar conexões e afastamentos do texto de BALL e as possíveis “causas” para denominar essas mulheres como “vagalumes” (HUBERMAN,2011). 

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

Arthur Medrado Soares Araujo, UFF

Graduado em Jornalismo e Mestre em Educação pela Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP. Participou da mobilidade internacional na Universidade Nacional de La Plata - UNLP, na Argentina, em 2012 onde estudou "Comunicação Audiovisual". Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: audiovisual, comunicação, psicanálise, metodologias qualitativas e colaborativas e educação patrimonial. Com a metodologia Olhares (im)Possíveis, desenvolvida e aplicada durante a pesquisa de mestrado ficou em 3º Lugar no 6º Premio AMAERJ - Juíza Patrícia Acioli de Direitos Humanos (categoria práticas Humanísticas). Atua e pesquisa com interesse especial nas narrativas, poéticas e estéticas das linguagens do som e da imagem (fixa em em movimento) transitando entre produções com fins educativos e experimentais. Além disso trabalha com TV Educativa e produção de projetos culturais. É Membro do Grupo de pesquisa Caleidoscópio/ UFOP/CNPQ. Atualmente é doutorando do PPGCine - UFF.

Téléchargements

Publiée

2019-12-19

Comment citer

ARAUJO, Arthur Medrado Soares. Diretrizes políticas Globais e Relações Políticas Locais: possíveis indícios da “gestão-vagalume". Cadernos de Pós-graduação, [S. l.], v. 18, n. 2, p. 138–148, 2019. DOI: 10.5585/cpg.v18n2.11479. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/cadernosdepos/article/view/11479. Acesso em: 19 déc. 2024.