A inserção da educação para o trânsito nas escolas a partir da influência e orientação da gestão escolar
DOI:
https://doi.org/10.5585/cpg.v18n2.12371Palavras-chave:
Gestão Escolar, Temas Transversais, Educação para o Trânsito,Resumo
A gestão escolar deve ser uma atividade sistematizada com todos os que fazem a escola, com base em uma educação formativa de natureza permanente; uma educação que foca em pontos essenciais contornada para a mudança e uma proposição de valores éticos e com atenção para a oferta de educação para o trânsito. Assim, objetivou-se analisar a gestão escolar e sua relação com o trabalho docente e a transversalidade impulsionadora da educação para o trânsito. O percurso metodológico utilizado para atingir o objetivo desta pesquisa científica aplicada foi conduzido através de uma abordagem qualitativa. O referencial teórico construído a partir da pesquisa bibliográfica e documental demonstra que a gestão escolar exerce poder de influência e orientação na construção do material a ser utilizado pelo professor, de maneira que a oferta da educação para o trânsito, de maneira transversal, em sala de aula pode ser aperfeiçoada a partir das iniciativas da gestão escolar.
Downloads
Referências
ABRUCIO, Fernando Luiz. Trajetória recente da gestão pública brasileira: um balanço crítico e a renovação da agenda de reformas. Revista de administração pública, v. 41, n. especial, 2007.
ARAÚJO, J. Educação de trânsito na escola. Brasília: DNR – 1997.
BRASIL. Código de Trânsito Brasileiro. 1997. Disponível em: http://www.denatran.gov.br/ctb.htm. Acesso em: 25 de janeiro de 2019.
_______. Departamento Nacional de Trânsito. Diretrizes Nacionais da Educação para o Trânsito no Ensino Fundamental. Disponível em: http://www.denatran.gov.br/download/Portarias/2009/PORTARIA_DENATRAN_147_09_ANEXO_II_DIRETRIZES_EF.pdf. Acesso em: 25 de janeiro de 2019.
______. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília: MEC/SEF, 1997.
FRIGOTTO, G. Concepções e mudanças no mundo do trabalho e o ensino médio. In: FRIGOTTO, G.; CIAVATTA, M. e RAMOS, M. Ensino Médio Integrado: Concepção e Contradições. São Paulo: Cortez, 2012.
LIMA, Licínio C. A Gestão Democrática das escolas: do autogoverno à ascensão de uma pós-democracia gestionária? Educ. Soc. Campinas, v.35, nº129, p. 1067-1083, out.-dez, 2014.
LIMA, Licínio C. A escola: uma organização. In: LIMA, Licínio C. A Escola como organização e a participação na organização escolar. Braga: 1998.
Organização Mundial da Saúde. Acidentes de trânsito (folha informativa) 2016 Disponível em https://www.paho.org/bra/index.php?option=com_content&view=article&id=5147:acidentes-de-transito-folha-informativa&Itemid=779. Com acesso em: 03/10/2018.
WÜST, Caroline; MARCANTÔNIO, Roberta. Empoderamento Social Local: A vital importância da democracia e da cidadania na construção de políticas públicas municipais. Seminário Internacional de Demandas Sociais e Políticas Públicas na Sociedade Contemporânea, n. 11, 2014.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 Cadernos de Pós-graduação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do texto na da revista;
O(s) autor(es) garantem que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s);
A revista não se responsabiliza pelas opiniões, idéias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
É reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação.
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons Attribution 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).