A inserção da educação para o trânsito nas escolas a partir da influência e orientação da gestão escolar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/cpg.v18n2.12371

Palavras-chave:

Gestão Escolar, Temas Transversais, Educação para o Trânsito,

Resumo

A gestão escolar deve ser uma atividade sistematizada com todos os que fazem a escola, com base em uma educação formativa de natureza permanente; uma educação que foca em pontos essenciais contornada para a mudança e uma proposição de valores éticos e com atenção para a oferta de educação para o trânsito. Assim, objetivou-se analisar a gestão escolar e sua relação com o trabalho docente e a transversalidade impulsionadora da educação para o trânsito. O percurso metodológico utilizado para atingir o objetivo desta pesquisa científica aplicada foi conduzido através de uma abordagem qualitativa. O referencial teórico construído a partir da pesquisa bibliográfica e documental demonstra que a gestão escolar exerce poder de influência e orientação na construção do material a ser utilizado pelo professor, de maneira que a oferta da educação para o trânsito, de maneira transversal, em sala de aula pode ser aperfeiçoada a partir das iniciativas da gestão escolar.

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Biografia do Autor

Pedro Ramon Pinheiro de Souza, Facultad Interamericana de Ciencias Sociales

Possui graduação em Teologia pela Faculdade de Teologia Integrada (2015), Especialização em Ciências da Educação pela Faculdade de Teologia Integrada, Especialização em Direito Constitucional pela Faculdade de Teologia Integrada e Mestrado em Ciências da Educação pela Facultad Interamericana de Ciencias Sociales (2017) Reconhecido pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (Conceito CAPES 6). Atualmente é Servidor da Prefeitura Municipal de Mossoró-RN, lotado na função de Agente de Trânsito e Transporte no Setor de Educação para o Trânsito. Esta cursando Doutorado em Ciências da Educação na Facultad Interamericana de Ciencias Sociales, desenvolvendo pesquisa na Área de Educação para Trânsito onde esta analisando a viabilidade de se implantar/executar um Programa de Educação para o Trânsito nas Escolas Públicas de Ensino Fundamental do município de Mossoró-RN.

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Publicado

19.12.2019

Como Citar

SOUZA, Pedro Ramon Pinheiro de. A inserção da educação para o trânsito nas escolas a partir da influência e orientação da gestão escolar. Cadernos de Pós-graduação, [S. l.], v. 18, n. 2, p. 149–165, 2019. DOI: 10.5585/cpg.v18n2.12371. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/cadernosdepos/article/view/12371. Acesso em: 20 abr. 2024.