O Vidigal no contexto das transformações socioespaciais contemporâneas. Uma experiência interdisciplinar entre geografia e artes
DOI:
https://doi.org/10.5585/cpg.v18n2.14878Palavras-chave:
Arte, Ensino de Geografia, BNCC, Produção do Espaço, NeocapitalismoResumo
O artigo relata uma experiência de ensino e aprendizagem de Geografia desenvolvida com a turma do 8º ano do Ensino Fundamental, durante a Mostra Anual de Atividades promovida pelo Colégio Stella Maris, instituição confessional da rede privada situada na favela do Vidigal, no Rio de Janeiro. Pautado pelo referencial da BNCC na disciplina de Geografia, em conjunto com os princípios norteadores da escola, o trabalho busca, juntamente com os alunos, reproduzir a tela ‘‘Operários’’ de Tarsila do Amaral de acordo com os contextos socioespaciais e percepções do cotidiano dos alunos, tendo como plano de fundo, as relações neocapitalistas contemporâneas, que impactam diretamente na estrutura da favela e na sua dinâmica interna, principalmente no aspecto da vida cotidiana.Arte, Ensino de Geografia, BNCC, Produção do Espaço, Neocapitalismo
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