O Vidigal no contexto das transformações socioespaciais contemporâneas. Uma experiência interdisciplinar entre geografia e artes

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/cpg.v18n2.14878

Palavras-chave:

Arte, Ensino de Geografia, BNCC, Produção do Espaço, Neocapitalismo

Resumo

O artigo relata uma experiência de ensino e aprendizagem de Geografia desenvolvida com a turma do 8º ano do Ensino Fundamental, durante a Mostra Anual de Atividades promovida pelo Colégio Stella Maris, instituição confessional da rede privada situada na favela do Vidigal, no Rio de Janeiro. Pautado pelo referencial da BNCC na disciplina de Geografia, em conjunto com os princípios norteadores da escola, o trabalho busca, juntamente com os alunos, reproduzir a tela ‘‘Operários’’ de Tarsila do Amaral de acordo com os contextos socioespaciais e percepções do cotidiano dos alunos, tendo como plano de fundo, as relações neocapitalistas contemporâneas, que impactam diretamente na estrutura da favela e na sua dinâmica interna, principalmente no aspecto da vida cotidiana.Arte, Ensino de Geografia, BNCC, Produção do Espaço, Neocapitalismo

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Biografia Autor

Renato Garcia F. S. Pinto, Faculdade de Formação de Professores (FFP) – UERJ

Possui Licenciatura em Geografia pela Universidade Federal Fluminense (2015) e Bacharelado (2016). Atualmente é mestrando em Geografia na Faculdade de Formação de Professores - UERJ e trabalha como educador em escolas e cursos particulares na cidade do Rio de Janeiro. Sua linha de pesquisa tem como temas principais: Geografia Urbana, com ênfase nas relações de poder e segregação socioespacial nas favelas.

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Publicado

2019-12-19

Como Citar

PINTO, Renato Garcia F. S. O Vidigal no contexto das transformações socioespaciais contemporâneas. Uma experiência interdisciplinar entre geografia e artes. Cadernos de Pós-graduação, [S. l.], v. 18, n. 2, p. 191–204, 2019. DOI: 10.5585/cpg.v18n2.14878. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/cadernosdepos/article/view/14878. Acesso em: 19 dez. 2024.