O Machismo e a visão Científica e Cultural dos alunos do Ensino Médio Integrado de uma Rede de Ensino Pública Federal.

Autores

  • Daniela Copetti Santos Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha
  • Luciane Carvalho Oleques Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha.
  • Juliane Oberoffer Santos da Rosa Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha

DOI:

https://doi.org/10.5585/cpg.v18n2.13210

Palavras-chave:

Biologia. Diversidade sexual. Ensino Médio Integrado.

Resumo

Este estudo propõe a busca pelo conhecimento na perspectiva da diversidade sexual, sexualidade e relações de gênero. Surge a partir de metodologias ativas realizadas por alunos do Ensino Médio Integrado do Instituto Federal Farroupilha (Campus Santa Rosa), tendo como suporte o componente curricular de Biologia ministrado e orientado pelas autoras. A metodologia utilizada surgiu da própria criatividade deles, tendo sida desenvolvida em três momentos. No primeiro momento uma revisão bibliográfica, no segundo, uma entrevista aberta com profissionais envolvidos diretamente no assunto tratado nesse trabalho e que atuam em município da região Noroeste do Rio Grande do Sul e para finalizar um debate em sala de aula para discutirmos o assunto. Conclui-se que é fundamental o diálogo, rever argumentos, questionar-se sobre possíveis verdades tradicionais e inserir o contexto no cotidiano.

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Biografia do Autor

Daniela Copetti Santos, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha

Doutora em Ciências Biológicas - Bioquímica pela UFRGS

Mestre em Biologia Celular e Molecular pela PUC/RS

Especialista em Genética e Evolução Biológica pela UPF

Graduada em Ciências Biológicas pela Unicruz

Professora efetiva do Instituto Federal Farroupilha

Luciane Carvalho Oleques, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha.

Mestre e Doutora em Educação em Ciências: Quimica da Vida e Saúde pela UFSM,                                                      Especialista em Educação Ambiental pela UNIFRA.               Graduada em Ciências Biológicas pela UFSM.                    Professora efetiva do Instituto Federal Farroupilha.

Juliane Oberoffer Santos da Rosa, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha

Graduação em Educação Física Licenciatura e Bacharelado, pela UNIJUI.                                                        Graduação em Letras/Libras Bacharelado - UFSC.                 Pós Graduada em Gestão e Organização Escolar. - UNOPAR. Pós Graduada em Libras - Tradução/Interpretação LIBRAS/PORTUGUÊS e PORTUGUÊS/LIBRAS e Docência - UNINTESE.                                                                    Pós -Graduação em Educação Especial Inclusiva - UNINTER  Tradutora/intérprete de Língua Brasileira de Sinais do Instituto Federal Farroupilha, Campus Santa Rosa. Presidente do Núcleo de Gênero e Diversidade Sexual (NUGEDIS) do Instituto Federal Farroupilha. 

Referências

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Publicado

19.12.2019

Como Citar

SANTOS, Daniela Copetti; OLEQUES, Luciane Carvalho; SANTOS DA ROSA, Juliane Oberoffer. O Machismo e a visão Científica e Cultural dos alunos do Ensino Médio Integrado de uma Rede de Ensino Pública Federal. Cadernos de Pós-graduação, [S. l.], v. 18, n. 2, p. 235–241, 2019. DOI: 10.5585/cpg.v18n2.13210. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/cadernosdepos/article/view/13210. Acesso em: 19 dez. 2024.