O ensino de espanhol na fronteira de Jaguarão/BR e Rio Branco/UY: análise dos limites e perspectivas educacionais após revogação da Lei n° 11.161/2005

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/cpg.v18n2.11478

Palavras-chave:

Ensino de espanhol. Fronteira. Gestão Educacional.

Resumo

A partir da revogação da Lei nº 11.161/2005 e da opcionalidade para o ensino de língua espanhola nas escolas brasileiras, a presente pesquisa visa investigar a oferta do idioma no município de Jaguarão/BR, fronteiriço com Rio Brando/UY. Especificamente, busca-se: a) verificar as medidas tomadas pelo poder público local para a garantia de ensino de espanhol; b) identificar os limites e as perspectivas encontrados pela gestão educacional do Executivo em relação à oferta da disciplina. Metodologicamente, o estudo caracteriza-se como qualitativo, realizado a partir de pesquisa documental e de um grupo focal com o secretário de educação e a coordenadora pedagógica municipal. Como resultado identificou-se que o Poder Legislativo aprovou alterações na Lei Orgânica e que, em algumas escolas, o ensino do idioma foi condensado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Caroline Gonçalves Feijó-Quadrado, Universidade Federal do Pampa

Mestranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Pampa, campus Jaguarão/RS
Assistente em Administração na Universidade Federal do Pampa, campus Jaguarão/RS

Alessadra Troian, Universidade Federal do Pampa

Doutora em Desenvolvimento Rural
Docente na Universidade Federal do Pampa, campus Santana do Livramento/ RS

Downloads

Publicado

19.12.2019

Como Citar

FEIJÓ-QUADRADO, Caroline Gonçalves; TROIAN, Alessadra. O ensino de espanhol na fronteira de Jaguarão/BR e Rio Branco/UY: análise dos limites e perspectivas educacionais após revogação da Lei n° 11.161/2005. Cadernos de Pós-graduação, [S. l.], v. 18, n. 2, p. 15–28, 2019. DOI: 10.5585/cpg.v18n2.11478. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/cadernosdepos/article/view/11478. Acesso em: 16 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Temático: Ensino das diferentes áreas do conhecimento nas grandes etapas e modalidades de escolarização