Salta al contenuto principale
Salta al menu principale di navigazione
Salta al piè di pagina del sito
Open Menu
Info
Sulla rivista
Foco e Escopo
Processo de Avaliação pelos Pares
Periodicidade
Taxa de publicação
Ficha catalográfica
Patrocínio
Comitato Scientifico ed Editoriale
Contatti
Políticas
Política de Acesso Aberto
Política de Direito Autoral
Arquivamento
Politica Crossmark
Política Integridade Acadêmica
Dichiarazione sulla privacy
Conflitos de Interesses
Indexação
Proposte
Ultimo fascicolo
Archivi
Termo LGPD
Código de Ética
Google Acadêmico - Índice H
Portal de Periódicos Uninove
Notícias
Chamada Dossiê - v. 23, n. 1 - 2024
Cerca
Registrazione
Login
Home
/
Archivi
/
Cadernos de Pós-graduação v. 18, n. 2
Cadernos de Pós-graduação v. 18, n. 2
jul./dez.
Pubblicato:
2019-12-19
Editorial
Ensino das diferentes áreas do conhecimento nas grandes etapas e modalidades de escolarização
DOI:
https://doi.org/10.5585/cpg.v18n2.16144
Ligia de Carvalho Abões Vercelli, Carlos Bauer
1-3
pdf (Português (Brasil))
Dossiê Temático: Ensino das diferentes áreas do conhecimento nas grandes etapas e modalidades de escolarização
O currículo de ciências na base nacional comum curricular
DOI:
https://doi.org/10.5585/cpg.v18n2.10792
Luciane da Silva Vicente
4-10
PDF (Português (Brasil))
Filosofia na formação profissional: por que ter valores políticos, éticos e estéticos na formação profissional é importante?
DOI:
https://doi.org/10.5585/cpg.v18n2.10794
Mercia Aparecida Monteiro Desenzi
11-14
pdf (Português (Brasil))
O ensino de espanhol na fronteira de Jaguarão/BR e Rio Branco/UY: análise dos limites e perspectivas educacionais após revogação da Lei n° 11.161/2005
DOI:
https://doi.org/10.5585/cpg.v18n2.11478
Caroline Gonçalves Feijó-Quadrado, Alessadra Troian
15-28
pdf (Português (Brasil))
Língua inglesa no Brasil, reformas educativas e métodos de ensino: aspectos de uma trajetória disciplinar
DOI:
https://doi.org/10.5585/cpg.v18n2.14594
sofia bocca
29-48
pdf (Português (Brasil))
Políticas Públicas e seus ciclos na área educacional: o caso do Ensino de Música
DOI:
https://doi.org/10.5585/cpg.v18n2.15862
Breno Henrique Matias, José Rubens Lima Jardilino
49-62
pdf (Português (Brasil))
Documentos históricos no ensino de História: Idade Média e imagens no 6º ano do ensino fundamental
DOI:
https://doi.org/10.5585/cpg.v18n2.14907
Suzana Lopes Salgado Ribeiro, Rachel Duarte Abdala, Ana Claudia Moreira Rodrigues
63-81
pdf (Português (Brasil))
Artigos
Os desafios da Educação Quilombola e o protagonismo dos movimentos sociais: experiências na Comunidade Colônia do Paiol – Bias Fortes (MG)
DOI:
https://doi.org/10.5585/cpg.v18n2.10365
Ramofly Bicalho, Guilherme Goretti Rodrigues
82-93
pdf (Português (Brasil))
Relações étnico-raciais e formação docente na educação infantil
DOI:
https://doi.org/10.5585/cpg.v18n2.10448
Moacir Silva Castro
94-107
pdf (Português (Brasil))
A Lei 10.639/03 e o PNE 2014-2024 - para ressignificar as relações étnicas
DOI:
https://doi.org/10.5585/cpg.v18n2.10569
Jorge Alves Oliveira
108-121
pdf (Português (Brasil))
O papel do diretor das escolas públicas da rede municipal de Santo Amaro (BA)
DOI:
https://doi.org/10.5585/cpg.v18n2.11399
Sergio Henrique Conceicao, Hirlana Freitas de Lemos
122-137
pdf (Português (Brasil))
Diretrizes políticas Globais e Relações Políticas Locais: possíveis indícios da “gestão-vagalume"
DOI:
https://doi.org/10.5585/cpg.v18n2.11479
Arthur Medrado Soares Araujo
138-148
PDF (Português (Brasil))
A inserção da educação para o trânsito nas escolas a partir da influência e orientação da gestão escolar
DOI:
https://doi.org/10.5585/cpg.v18n2.12371
Pedro Ramon Pinheiro de Souza
149-165
pdf (Português (Brasil))
Tecendo relações entre o conceito de “Massa Aperceptiva” de Jakubinskij e algumas ideias de Vigotski
DOI:
https://doi.org/10.5585/cpg.v18n2.14359
Silvane Maria Pereira Brandão, Vanessa Milani Labadessa, Márcia Mendes de Lima
166-175
PDF (Português (Brasil))
Análise do discuro na formação em serviço do gestores escolares
DOI:
https://doi.org/10.5585/cpg.v18n2.14468
Marcelo do Nascimento, Alessandro Luiz de Oliveira, Rachel Duarte Abdala
176-190
pdf (Português (Brasil))
O Vidigal no contexto das transformações socioespaciais contemporâneas. Uma experiência interdisciplinar entre geografia e artes
DOI:
https://doi.org/10.5585/cpg.v18n2.14878
Renato Garcia F. S. Pinto
191-204
pdf (Português (Brasil))
Avaliação da Aprendizagem Transformadora no Ensino Superior: Experiências Exitosas na Pós-Graduação Stricto Sensu
DOI:
https://doi.org/10.5585/cpg.v18n2.15860
Simone Cabral Marinho dos Santos, Sheyla Maria Fontenele Macedo, Taysa Kelly da Silva
205-219
pdf (Português (Brasil))
O gestor escolar e a inclusão de alunos público-alvo da educação especial municipal
DOI:
https://doi.org/10.5585/cpg.v18n2.13150
Mara Rosane Souza Soares, Denise Macedo Ziliotto
220-234
pdf (Português (Brasil))
O Machismo e a visão Científica e Cultural dos alunos do Ensino Médio Integrado de uma Rede de Ensino Pública Federal.
DOI:
https://doi.org/10.5585/cpg.v18n2.13210
Daniela Copetti Santos, Luciane Carvalho Oleques, Juliane Oberoffer Santos da Rosa
235-241
pdf (Português (Brasil))
Relações de Identidade Docente: teares e diálogos entre professores e formadores em seus percursos e espaços formativos
DOI:
https://doi.org/10.5585/cpg.v18n2.13461
Sabrina Guedes, Mônica Macedo
242-248
PDF (Português (Brasil))
O Cálculo Diferencial e Integral e a formação de engenheiros
DOI:
https://doi.org/10.5585/cpg.v18n2.15189
Milton Ribeiro, Fabiane Mondini, Luciane Ferreira Mocrosky
249-261
pdf (Português (Brasil))
Resenhas
Resenha crítica da obra Texto e leitor: aspectos cognitivos da leitura da autora Angela Kleiman
DOI:
https://doi.org/10.5585/cpg.v18n2.10780
Rute Kaizer De Carvalho
262-264
pdf (Português (Brasil))
(RESENHA) SZYMANSKI, Heloisa (Org.). Entrevista na Pesquisa em Educação: a prática reflexiva. 5.ed. Campinas: Autores Associados, 2018.
DOI:
https://doi.org/10.5585/cpg.v18n2.11119
Fernanda Caline Silveira, Elaine Teresinha Dal Mas Dias
265-270
pdf (Português (Brasil))
Resenha: BAPTISTA, Ana Maria H.; BATISTA, José Carlos F.; D’AMBRÓSIO, Ubiratan (orgs). Educação e Linguagens. São Paulo: BT Acadêmica, CAPES, 2017. 304p.
DOI:
https://doi.org/10.5585/cpg.v18n2.14181
Janaína Campos
271-273
pdf (Português (Brasil))
Resenha: SILVA, Giovani José da; COSTA, Anna Maria Ribeiro F.M. da. Histórias e culturas indígenas na Educação Básica. Belo Horizonte: Autêntica, 2018. (Coleção Práticas Docentes).
DOI:
https://doi.org/10.5585/cpg.v18n2.14749
Risonete Santiago da Costa
274-277
pdf (Português (Brasil))
Escola sem Partido ou a escola da mordaça e do partido único a serviço do capital
DOI:
https://doi.org/10.5585/cpg.v18n2.16064
André Luís Gabriel, Fernanda Batista Alves
278-280
pdf (Português (Brasil))
Fai una proposta
Fai una proposta
Titolo del blocco
Teoria e método no pensamento de Edgar Morin
79
Alfabetização musical: o legado de Paulo Freire e a aprendizagem da música
67
VIGOTSKI, Lev Semionovitch. Imaginação e criação na infância. São Paulo: expressão popular, 2018.
63
Avaliação e intervenção psicopedagógicas: um estudo de caso de uma criança em idade escolar com hipótese de dislexia
62
Quando juventude não é apenas uma palavra: uma releitura sociológica acerca da categoria juventude
58
Lingua
Português (Brasil)
English
Español (España)
Français (France)
Italiano
Português (Portugal)
certificacao
e-ISSN: 2525-3514
B1 - (Quadriênio 2017-2020)
Keywords
editorial
compreensão textual
currículo.
ciências
formação filosófica
filosofia
diretor escolar
administração escolar
política de formação.
controle
poder
sorocaba
território
políticas locais
unipampa
inclusão.
visitas_globo
Informazioni
per i lettori
Per gli autori
Per i bibliotecari