O gestor escolar e a inclusão de alunos público-alvo da educação especial municipal
DOI:
https://doi.org/10.5585/cpg.v18n2.13150Palavras-chave:
Educação especial, Gestão, Inclusão.Resumo
A pesquisa propõe conhecer as concepções da gestão escolar acerca do processo de inclusão de alunos público-alvo da educação especial no ensino fundamental municipal, identificando concepções, relações e ações atinentes ao processo em análise. O método é qualitativo, descritivo e de campo, tendo como instrumentos investigativos entrevistas e pesquisa documental, utilizando-se da hermenêutica para análise dos resultados. Os resultados apontam que os gestores concebem a inclusão como um direito do aluno e dever da escola, mas demonstram incertezas em relação à capacidade da escola para garantir a aprendizagem dos estudantes. Com respeito às relações entre direção e comunidade escolar, os gestores buscam parceria das famílias, possuem recursos e apoio para oferecer aos docentes, mas solicitam maior assessoria da secretaria da educação e ainda alguns quadros técnicos para qualificar a educação aos alunos
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