Análise do discuro na formação em serviço do gestores escolares

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/cpg.v18n2.14468

Palavras-chave:

Formação em serviço. Gestão Escolar. Política

Resumo

O presente artigo destinou-se a descrever analises a partir de processo investigativo sobre a mediação epistemológica de um Programa de Formação em Serviço oferecido a gestores escolares de um município do Vale do Paraíba Paulista. Os objetivos propostos foram reconstituir a estrutura metodológica do referido Programa, identificar a linha epistemológica adotada e, por fim, identificar e analisar os discursos dos gestores escolares e formadores institucionais, e por quais políticas e ideologias estão constituídos estes discursos. Para este fim, utilizamos como instrumentos a análise documental e entrevistas a partir da História Oral, e Análise do Discurso segundo Eni Orlandi e Michael Foucault. Mobilizamos os campos epistemológicos de administração e gestão, gestão escolar, gestão democrática, função social da escola, qualidade e formação em serviço.  Como resultado observamos um discurso estritamente alinhado com a política de gestão pública gerencial e economicista e uma ruptura epistemológica entre os campos técnico e político da Gestão Escolar.

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Biografia do Autor

Marcelo do Nascimento, UNITAU

Marcelo do Nascimento possui graduação em pedagogia, pós-graduação em gestão escolar. É também mestre em Educação pela Universidade de Taubaté. Encera especialização em Gestão Publica em outubro de 2019. Foi professor entre 1998 e 2004. Em 2005 ingressou na Secretaria Municipal de Educação como orientador pedagógico. Atuando em diversas unidades escolares como coordenador de projetos, vice-diretor de escola, diretor de escola. Coordenou a implementação de programa de prevenção a violação de direitos infantis. Foi também Supervisor de ensino, período em que coordenou a implementação de Indicadores de Gestão no Sistema de Ensino do Município de Jacareí. Atualmente desenvolve projeto de formação para Gestores Públicos na Escola de Gestão Pública na Secretaria de Governo. É palestrante e Diretor de teatro e cinema. Escritor de crônicas, sendo duas delas premiadas pela Academia Jacareyense de Letras. Publicou em 2015 livro (literatura) sobre gestão e em 2017 artigo cientifico sobre Formação de Gestores. Também compõe o Conselho Municipal de Educação de Jacareí, e o CACs FUNDEB deste Município. Assume ainda a Coordenação Geral de Planejamento Estratégico de Instituição Confessional do Município. Campo de pesquisa: Gestão Corporativa, Gestão Pública e Gestão Escolar.

Alessandro Luiz de Oliveira, UNITAU UNIFESP

Professor e Mestre em Educação.

Atua no campo da adminitração geral

na UNIFESP

 

Rachel Duarte Abdala, UNITAU

Professora Doutora em História
Leciona no programa de Pós graduação
da UNITAU

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Publicado

19.12.2019

Como Citar

NASCIMENTO, Marcelo do; DE OLIVEIRA, Alessandro Luiz; ABDALA, Rachel Duarte. Análise do discuro na formação em serviço do gestores escolares. Cadernos de Pós-graduação, [S. l.], v. 18, n. 2, p. 176–190, 2019. DOI: 10.5585/cpg.v18n2.14468. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/cadernosdepos/article/view/14468. Acesso em: 16 abr. 2024.