Análise do discuro na formação em serviço do gestores escolares
DOI:
https://doi.org/10.5585/cpg.v18n2.14468Palavras-chave:
Formação em serviço. Gestão Escolar. PolíticaResumo
O presente artigo destinou-se a descrever analises a partir de processo investigativo sobre a mediação epistemológica de um Programa de Formação em Serviço oferecido a gestores escolares de um município do Vale do Paraíba Paulista. Os objetivos propostos foram reconstituir a estrutura metodológica do referido Programa, identificar a linha epistemológica adotada e, por fim, identificar e analisar os discursos dos gestores escolares e formadores institucionais, e por quais políticas e ideologias estão constituídos estes discursos. Para este fim, utilizamos como instrumentos a análise documental e entrevistas a partir da História Oral, e Análise do Discurso segundo Eni Orlandi e Michael Foucault. Mobilizamos os campos epistemológicos de administração e gestão, gestão escolar, gestão democrática, função social da escola, qualidade e formação em serviço. Como resultado observamos um discurso estritamente alinhado com a política de gestão pública gerencial e economicista e uma ruptura epistemológica entre os campos técnico e político da Gestão Escolar.
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