A temática da história da África e da cultura afro-brasileira em currículos de cursos de pedagogia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/cpg.v19n1.14910

Palavras-chave:

Ensino de história, Cultura afro-brasileira, Curso de pedagogia.

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar os Planos de Ensino da disciplina Conteúdos e Metodologias do Ensino de História dos cursos de Pedagogia presenciais de Instituições de Ensino Superior num município do interior paulista, e como os P.E. abordam a temática da cultura Africana e Afro-brasileira em seus currículos, tendo como norte a Lei n. 10.639/03. Percebe-se que essa disciplina deveria oferecer subsídios de reflexão para as práticas educativas dos futuros professores assim, esses teriam capacidade de trabalhar com os alunos a formação para a cidadania em torno das temáticas do respeito à diversidade cultural, à compreensão social e a desigualdade na sociedade brasileira. Verificou-se que as bibliografias básica e complementar dos planos estudados pouco abordam o que ensinar e como ensinar os conceitos, as temáticas e as metodologias fundamentais para o estudo da cultura Africana e Afro-brasileira.

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Biografia do Autor

Ramires Santos Teodoro de Carvalho, Professor na Rede Municipal de Jardinópolis

Mestre em Educação pelo Centro Universitário Moura Lacerda. Professor na Rede Municipal de Jardinópolis. Membro do Grupo de Estudos da Localidade (ELO) vinculado a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade de São Paulo - FFCLRP/USP e Grupo Currículo, História, Poder vinculado Centro Universitário Moura Lacerda - CUML. 

Alessandra David, Programa de Pós-Graduação do Centro Universitário Moura Lacerda

Professora de graduação e pós-graduação (Mestrado em Educação) do Centro Universitário Moura Lacerda de Ribeirão Preto/SP. Pesquisadora vinculada ao CIERS-ed da Fundação Carlos Chagas (FCC) e à Cátedra UNESCO de Profissionalização Docente.

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Publicado

01.07.2020

Como Citar

CARVALHO, Ramires Santos Teodoro de; DAVID, Alessandra. A temática da história da África e da cultura afro-brasileira em currículos de cursos de pedagogia. Cadernos de Pós-graduação, [S. l.], v. 19, n. 1, p. 57–72, 2020. DOI: 10.5585/cpg.v19n1.14910. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/cadernosdepos/article/view/14910. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos