Perdura o eurocentrismo no ensino de história?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/cpg.v19n1.14913

Palavras-chave:

Ensino de história, Eurocentrismo, Livros didáticos, Lei 10.639/2003.

Resumo

O ensino de História no Brasil portou, durante várias décadas, aspectos marcadamente eurocêntricos, sendo pautado, sobretudo, pelas premissas francesas da História da Civilização.  A despeito dos avanços trazidos com a reformulação curricular dos anos 1980 e 1990, essa visão ainda perdurou subjacente a variadas práticas e produções do sistema de ensino e da própria percepção de mundo da sociedade brasileira. Neste artigo, problematizamos como a pauta afirmativa das representações afrodescendentes, oficialmente incorporadas ao ensino básico após a aprovação da Lei 10.639/2003, tem contribuído para o questionamento da ótica eurocêntrica nos estudos de História. De forma concomitante, defende-se o postulado de que a abordagem intercultural no ensino de História pode constituir-se como uma alternativa epistêmica, pedagógica e política ao eurocentrismo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cibele Aparecida Viana, Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP

Mestre em História pela Universidade Federal de Ouro Preto, aluna do doutorado em História pela Universidade Federal de Ouro Preto.

Referências

BITTENCOURT, Circe. Identidade nacional e Ensino de História do Brasil. In: KARNAL, Leandro (org.). História na Sala de Aula: Conceitos, práticas e propostas. 3. ed. São Paulo: Contexto, 2005.

BOSI, Alfredo. A. Dialética da Colonização. São Paulo: Companhia das Letras, 1992. Disponível em: http://www.ufrgs.br/cdrom/bosi/. Acesso em: 2 ago. 2019.

BRASIL. Constituição Federal. 1988.

BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica. 2013. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=15548-d-c-n-educacao-basica-nova-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 2 abr. 2019.

BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. 2004. Disponível em: http://www.acaoeducativa.org.br/fdh/wp-content/uploads/2012/10/DCN-s-Educacao-das-Relacoes-Etnico-Raciais.pdf. Acesso em: 4 abr. 2019.

BRASIL. Lei 10.639 9 jan. 2003. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2003/L10.639.htm. Acesso em: 2 abr. 2019.

CANDAU, Vera Maria. Direitos humanos, educação e interculturalidade: as tensões entre igualdade e diferença. In: Revista Brasileira de Educação, v. 13 n. 37 jan./abr. 2008.

CANDAU, Vera Maria (org.). Educação Intercultural na América Latina: entre concepções, tensões e propostas. Rio de janeiro: 7 letras, 2009.

CASTRO, Cristiana Gonzaga Candido de Souza; ARAUJO, Débora Cristina; CEBULSKI, Márcia Cristina; MARÇAL, Maria Antônia. O ensino de história e cultura afro-brasileira e africana no Paraná: legislação, políticas afirmativas e formação docente. Disponível em: http://www.pucpr.br/eventos/educere/educere2008/anais/pdf/1001_958.pdf. Acesso em: 2 abr. 2019.

CONCEIÇÃO, Maria Telvira. Os Discursos da Racialização da África nos Livros Didáticos Brasileiros de História (1950 a 1995). In: Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 42, n. 1, p. 35-58, jan./mar. 2017.

COSTA, Warley. A escrita escolar da História da África e dos afro-brasileiros: entre leis e resoluções. In: PEREIRA, Amílcar Araújo; MONTEIRO, Ana Maria (org.). Ensino de Historia e Culturas e Indígenas. Pallas: 2013.

FARIAS JUNIOR, José Petrúcio de. Ensino de História: trajetórias de uma disciplina na educação básica. In: Acta Scientiarum. Human and Social Sciences . Maringá, v. 35, n. 1, p. 127-134, jan.-jun. 2013.

GASPARELLO, Arlete Medeiros. A nação imaginada nos livros didáticos do século XIX. In: Cadernos de História da Educação, v. 14, n. 1, jan./abr. 2015.

GASPARELLO, Arlete Medeiros. Construtores de Identidade: a pedagogia da nação nos livros didáticos da escola secundária brasileira. São Paulo: Iglu, 2004.

MAGALHÃES, Marcelo de Souza. História e cidadania: por que ensinar história hoje? In: ABREU, Martha; SOIHET, Rachel (org.). Ensino de História: conceitos, temáticas e metodologia. Rio de Janeiro: Casa da Palavra, 2003.

MATTOS, Hebe; ABREU. Em torno das “Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africanas” - Uma conversa com historiadores. In: Estudos Históricos. Rio de Janeiro, n. 4, 2008.

MOREIRA, Kênia. Índios nos livros didáticos de história do Brasil na Primeira República (1889-1930). Disponível em: http://www.pph.uem.br/cih/anais/trabalhos/216.pdf. Acesso em: 11 abr. 2019.

NADAI, Elza. O ensino de História e a “pedagogia do cidadão”. In: PINSKY, J. (org.). In: O ensino de História e a criação do fato. São Paulo: Contexto, 2011.

POLLAK, Michael. Memória, Esquecimento, Silêncio. In: Estudos Históricos, Rio de Janeiro, vol. 2, n. 3, p. 3-15, 1989.

SANTOS, Pedro; NICODEMO, T.; PEREIRA Mateus. Historiografias periféricas em perspectiva global ou transnacional: o eurocentrismo em questão. In: Estudos históricos, v. 30, p.161-186, 2017

ROZA, Luciano Magela. A história afro-brasileira pós-abolição em livros didáticos. 2014. Tese (Programa de Pós-Graduação em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2014.

SACRAMENTO, Cristina Carla. De “Gente da África” a “Nossos irmãos”: quem são os negros nos livros didáticos de História do Brasil de Rocha Pombo e Viriato Corrêa? 2013. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de São João del-Rei, São João del-Rei, 2013.

TAVARES, Adriana Gomes. A representação do negro nos livros didáticos de História em Minas Gerais (1960-2005). Disponível em: http://www.fae.ufmg.br/portalmineiro/conteudo/externos/4cpehemg/Textos/pdf/5a_1.pdf. Acesso em: 12 abr. 2019.

TOLEDO, Maria Aparecida Leopoldino Tursi. A disciplina de História no Império brasileiro. Revista HISTEDBR On-line. Campinas, n. 17, p. 1-10, mar. 2005. Disponível em: http://www.histedbr.fe.unicamp.br/revista/revis/revis17/art01_17.pdf. Acesso em: 16 abr. 2019.

Downloads

Publicado

01.07.2020

Como Citar

VIANA, Cibele Aparecida. Perdura o eurocentrismo no ensino de história?. Cadernos de Pós-graduação, [S. l.], v. 19, n. 1, p. 73–85, 2020. DOI: 10.5585/cpg.v19n1.14913. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/cadernosdepos/article/view/14913. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos