Formação do professor inclusivo à luz da Teoria Histórico-Cultural: uma análise da sua produção acadêmica (2008-2018)

Márcia Mendes de Lima, Luciana Aparecida de Araújo, Claudia Aparecida Prates, Mauro Sergio Demício

Resumo


As discussões em torno da formação de professores a partir da perspectiva da educação inclusiva têm se intensificado nos últimos anos entre os pesquisadores, perspectivados pela ideia de promover uma educação de qualidade que garanta ao aluno público-alvo da Educação Especial o seu acesso e permanência nas escolas brasileiras. Com isso em vista, o presente artigo visa abordar a educação inclusiva à luz da Teoria Histórico-Cultural ao pensar a formação docente na perspectiva da educação inclusiva e contextualizá-la a partir da construção do conhecimento dos professores sobre esse processo. Assim, delineou-se como objetivo deste artigo compreender e identificar como as produções acadêmicas têm abordado a formação do professor para a inclusão à luz da teoria Histórico-Cultural, no período entre 2008 e 2018. Para esse fim, realizou-se uma revisão bibliográfica e mapeamento das teses e dissertações depositadas na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD) entre os anos 2008 e 2018. Espera-se contribuir com as discussões em torno da formação docente para a inclusão escolar, considerando a importância da reflexão sobre os aspectos culturais, sociais e as vivências pessoais no processo de formação da identidade profissional docente.


Palavras-chave


Educação; Formação de professores; Inclusão escolar; Teoria Histórico-Cultural; Produção acadêmica.

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DOI: https://doi.org/10.5585/cpg.v19n2.16774

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