Formação do professor inclusivo à luz da Teoria Histórico-Cultural: uma análise da sua produção acadêmica (2008-2018)

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5585/cpg.v19n2.16774

Palabras clave:

Educação, Formação de professores, Inclusão escolar, Teoria Histórico-Cultural, Produção acadêmica.

Resumen

As discussões em torno da formação de professores a partir da perspectiva da educação inclusiva têm se intensificado nos últimos anos entre os pesquisadores, perspectivados pela ideia de promover uma educação de qualidade que garanta ao aluno público-alvo da Educação Especial o seu acesso e permanência nas escolas brasileiras. Com isso em vista, o presente artigo visa abordar a educação inclusiva à luz da Teoria Histórico-Cultural ao pensar a formação docente na perspectiva da educação inclusiva e contextualizá-la a partir da construção do conhecimento dos professores sobre esse processo. Assim, delineou-se como objetivo deste artigo compreender e identificar como as produções acadêmicas têm abordado a formação do professor para a inclusão à luz da teoria Histórico-Cultural, no período entre 2008 e 2018. Para esse fim, realizou-se uma revisão bibliográfica e mapeamento das teses e dissertações depositadas na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD) entre os anos 2008 e 2018. Espera-se contribuir com as discussões em torno da formação docente para a inclusão escolar, considerando a importância da reflexão sobre os aspectos culturais, sociais e as vivências pessoais no processo de formação da identidade profissional docente.

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Biografía del autor/a

Márcia Mendes de Lima, Instituto Federal de Rondônia

Mestre em Ciências Ambientais pela Universidade Federal de Rondônia – UNIR; professora do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do IFRO - Campus Ariquemes

Luciana Aparecida de Araújo, Unesp - Campus Marília

Pós-doutorado pela Fundação Carlos Chagas. Doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP. Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação pela FFC Unesp Campus Marília e do curso de Pedagogia da FFC Unesp, Marília. Docente e chefe do Departamento de Didática FFC

Claudia Aparecida Prates, Instituto Federal de Rondônia

Mestre em Educação Escolar pela Universidade Federal de Rondônia – UNIR, pedagoga do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do IFRO Campus Vilhena

Mauro Sergio Demício, Instituto Federal de Rondônia

Mestre em Letras pela Universidade Federal de Rondônia – UNIR, professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do IFRO Campus São Miguel do Guaporé. Líder do Grupo de Pesquisa LINAHC (Linguagens, Artes e Humanidades em Educação na Contemporaneidade)/IFRO e membro do Grupo de Pesquisa Organizações e Democracia/UNESP

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Publicado

2020-12-17

Cómo citar

LIMA, Márcia Mendes de; ARAÚJO, Luciana Aparecida de; PRATES, Claudia Aparecida; DEMÍCIO, Mauro Sergio. Formação do professor inclusivo à luz da Teoria Histórico-Cultural: uma análise da sua produção acadêmica (2008-2018). Cadernos de Pós-graduação, [S. l.], v. 19, n. 2, p. 15–32, 2020. DOI: 10.5585/cpg.v19n2.16774. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/cadernosdepos/article/view/16774. Acesso em: 18 may. 2024.

Número

Sección

Artigos