Processos educativos desvelados em prática social de trabalhadores de uma indústria de grande porte de São Carlos: na perspectiva da convivência e do diálogo
DOI:
https://doi.org/10.5585/cpg.v6n1.1873Palavras-chave:
Lazer. Processos educativos. Relação dialógica. Trabalhadores “subalternosResumo
Buscou-se, por meio desta pesquisa, desvelar os processos educativos inerentes à prática social do intervalo de almoço de um grupo de trabalhadores “subalternos” de uma indústria de grande porte, instalada na cidade de São Carlos/SP. Para isso, o conhecimento do lazer enquanto fenômeno social surgido com o trabalho, e que constitui uma prática social possibilitadora de reflexão/mudança, alienação/permanência, é indispensável, para identificar sua usança de um lado ou de outro. Da mesma forma, é imprescindível, quando se pesquisa essa classe, olhar o fenômeno sob sua perspectiva para melhor conhecer a sua realidade. Assim, os procedimentos metodológicos adotados foram observações e conversas, devidamente registradas em diários de campo. Com base nesse material, foi possível construir percepções dos seguintes temas: ocorrência da prática; objetivo da prática; do que falam; relações entre o grupo; relações entre os grupos; “lugares” dos grupos; percepção sobre a terceirização; relações no trabalho; os direitos, e sobre as aprendizagens.Downloads
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