Concepções e práticas de educação popular na América Latina: perspectiva freiriana
DOI:
https://doi.org/10.5585/cpg.v6n1.1875Palavras-chave:
América Latina. Educação popular. Paulo Freire.Resumo
O objetivo central desse artigo é contribuir para compreender os avanços e desafios postos no contexto atual à Educação popular, tendo como base as transformações das idéias e das práticas que se operaram na América Latina, e em específico, no Brasil, a partir da metade do século XX. Essas mudanças, tanto da concepção quanto das práticas, ocorreram principalmente em razão das novas demandas geradas pelas mudanças sociais, políticas e econômicas, observadas historicamente pela reorganização das relações de poder no mundo, com a implantação das políticas atuais de cunho neoliberais, que trouxeram grandes alterações nas relações entre os países centrais e os periféricos, e nas relações entre Sociedade e Estado, incluindo-se as políticas sociais e a educacionais. Apresentam-se elementos do novo paradigma da Educação popular, por meio da sistematização de suas intencionalidades, princípios e conceitos centrais. Por fim, levantam-se as relações entre esse paradigma e a relevância e a atualidade das contribuições do pensamento de Paulo Freire, para promover uma educação crítica e transformadora, que se põem no horizonte da defesa das populações pobres, dominadas e oprimidas visando a sua emancipação.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
09.09.2009
Como Citar
KAY, Márcia Regina Quevedo. Concepções e práticas de educação popular na América Latina: perspectiva freiriana. Cadernos de Pós-graduação, [S. l.], v. 6, n. 1, p. 99–114, 2009. DOI: 10.5585/cpg.v6n1.1875. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/cadernosdepos/article/view/1875. Acesso em: 22 dez. 2024.
Edição
Seção
Artigos