Editorial

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/cpg.v19n2.18878

Palavras-chave:

Editorial.

Resumo

Entendemos que um editorial pode remeter a um caleidoscópio pela dinâmica plural que os artigos propõem, com temas variados que constituem um movimento de formas e cores diversas.
No número anterior da revista, que abrangeu o período de janeiro a junho deste ano, achamos necessário contextualizar o momento histórico turbulento que atravessávamos, marcado pela pandemia do novo coronavírus. Estamos agora no último mês do ano. Sensações e sentimentos encontram-se embaralhados em meio a tantas indagações, uma vez que a necessidade de distanciamento, isolamento, de um novo jeito de trabalhar, estudar e adquirir bens e serviços exigiu adaptações constantes.
Entre a esperança de uma vacina e o negacionismo da ciência, caminhamos tropegamente no cumprimento do cotidiano. Em edição do início de dezembro, a revista Time publica uma imagem com o número 2020 cortado por um “X” vermelho e declara ser este “o pior ano de todos os tempos”. Como ficar imune, então, a este ano que está para terminar?
Como editoras de uma revista universitária, defendemos a ciência, a pesquisa séria e rigorosa que as universidades produzem e disseminam, e entendemos que posições negacionistas que acreditam que a Terra é plana e outras ideias que mantêm afinidades com estas respaldam-se no senso comum, sem validade científica.
Além da ciência, é importante reconhecer os esforços e as valiosas ações e redes comunitárias estabelecidas por associações, conselhos, movimentos, federações, institutos etc. que elaboraram e assinaram o documento O combate à pandemia Covid-19 nas periferias urbanas, favelas e junto aos grupos sociais vulneráveis: propostas imediatas e estratégias de ação na perspectiva do direito à cidade e da justiça social, disponível na internet, pois, em vez de negar a realidade, trabalham para enfrentar as contradições e mazelas impostas por uma realidade profundamente desigual.
As Ciências Humanas, em especial a educação, com seu grupo de pesquisadores, continuam a propor desafios, trazendo para nosso caleidoscópio uma série de temas que se entrelaçam. Acerca da inclusão, este número da revista traz artigos que tratam da necessidade de pensar a diversidade e a inclusão por vários ângulos, sobretudo na escola; salientam o papel da escola na orientação de adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas; discutem a formação de professores associada a uma perspectiva de educação inclusiva; e ressaltam que a segregação supõe uma mediação dos educadores para que não se instale o preconceito.
A formação é aspecto sempre presente em encontros, congressos, seminários, teses e dissertações. Neste sentido, um artigo aborda a formação continuada para professores de Educação Física que apresentam dificuldades com aspectos do planejamento escolar; outro discute o percurso da Atividade de Trabalho Pedagógico Coletivo (ATPC) no Estado de São Paulo; há também uma discussão sobre fundamentos filosóficos e sociológicos das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN); e, na linha de documentos normativos, o relato de uma experiência a partir da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para a educação infantil.
O tema da cultura está presente na busca da compreensão dos saberes culturais amazônicos em tempos de modernidade líquida, como abordada porZygmunt Bauman, e por meio de uma discussão sobre o ensino da história e da cultura afro-brasileira que integrou linguagens como obras literárias, filmes e documentários.
A assistência é vista a partir de dois prismas: a percepção de uma lacuna no que se refere à ideia de assistência estudantil entendida como apoio pedagógico, e uma discussão acerca da assistência e da educação às crianças pobres.
Outra abordagem trata da judicialização do direito à educação, na medida em que direitos são proclamados na legislação brasileira, mas não são garantidos em termos de políticas públicas. O tema da memória é apresentado a partir das lembranças de uma mãe que em 2015 participou de uma ocupação de escola com seu filho.
As questões referentes ao contexto da leitura e escrita são tratadas em dois âmbitos: por um lado, uma análise dos conceitos relacionados ao Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic) para a educação infantil e, por outro, o impacto sobre o desempenho acadêmico de estudantes de Engenharia Civil, na medida em que os alunos que leem mais têm melhor desempenho nas respostas e resoluções de problemas do que os que leem menos.
A preocupação em torno do trabalho é evidenciada tanto por graduandos em Fisioterapia preocupados com sua inserção no mundo profissional como por estudantes que, para desenvolver seu empreendimento, necessitavam de apoio financeiro. E não falta uma discussão crítica à ciência moderna, considerando o cenário em que estamos inseridos e que nos trouxe o que se configurou designar por “pós-verdade”.
Contamos também neste número com duas resenhas.
E assim chegamos ao fim de 2020, quando todos os envolvidos na produção de uma revista − editores, professores, pesquisadores, pareceristas, revisores, diagramadores, colaboradores − empenharam seus esforços para que o conhecimento atingisse um número significativo de pessoas, mostrando que continuamos trabalhando para trazer ideias e suscitar debates que nos tornem cada dia mais reflexivos, críticos e criativos. Nosso objetivo é explorar os vários temas e ângulos de abordagem na Educação, com sensibilidade e autonomia.

 

Cleide Rita Silvério de Almeida

Elaine Teresinha Dal Mas Dias

Editoras

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cleide Rita Silvério de Almeida, Universidade Nove de Julho (UNINOVE)

 

Elaine Teresinha Dal Mas Dias, Universidade Nove de Julho (UNINOVE)

Psicóloga. Mestrado (1995) e doutorado (2001) em Psicologia, área de concentração Psicologia Escolar e Desenvolvimento Humano, pela Universidade de São Paulo. Pós-doutorado em Educação, Artes e História da Cultura (2018) pela Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Downloads

Publicado

17.12.2020

Como Citar

ALMEIDA, Cleide Rita Silvério de; DIAS, Elaine Teresinha Dal Mas. Editorial. Cadernos de Pós-graduação, [S. l.], v. 19, n. 2, p. 1–3, 2020. DOI: 10.5585/cpg.v19n2.18878. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/cadernosdepos/article/view/18878. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Editorial