Transatlântico cinematográfico: aproximações e distanciamentos na formação do instituto nacional de cinema educativo

Autores

  • Rafael Fermino Beverari Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP

DOI:

https://doi.org/10.5585/cpg.v20n2.19683

Palavras-chave:

pandemia, ensino remoto, coronavirus, educação

Resumo

Este artigo aborda a influência da cinematografia educativa internacional na formação do Instituto Nacional de Cinema Educativo (INCE). Reconhecido como primeiro órgão oficial voltado ao audiovisual em território nacional, o INCE funcionou de 1936 a 1966 no interior do Ministério da Educação e Saúde Pública com uma produção total de 407 obras entre curtas e médias metragens voltados à educação popular. Mediante uma pesquisa documental do Arquivo Gustavo Capanema, a pesquisa busca esboçar as aproximações e distanciamentos, nos primórdios deste órgão brasileiro, das experiências de cinema educativo na França, Itália, Alemanha e Estados Unidos em um período marcado por distintos projetos políticos do entreguerras.

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Biografia do Autor

Rafael Fermino Beverari, Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP

Doutorando em Ciências Sociais

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Publicado

09.12.2021

Como Citar

FERMINO BEVERARI, Rafael. Transatlântico cinematográfico: aproximações e distanciamentos na formação do instituto nacional de cinema educativo. Cadernos de Pós-graduação, [S. l.], v. 20, n. 2, p. 63–75, 2021. DOI: 10.5585/cpg.v20n2.19683. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/cadernosdepos/article/view/19683. Acesso em: 21 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos