Latim nos feitiços de Harry Potter: alternativa de uso do cinema na educação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/cpg.v20n1.19776

Palavras-chave:

educação e cinema, levantamento filmográfico, latim, Harry Potter

Resumo

O objetivo desta pesquisa é identificar as cenas de feitiços dos filmes da saga Harry Potter que podem ser utilizadas como apoio no ensino de Latim. Para tanto, exploram-se quais são as origens e as estruturas do latim uti-lizadas nos feitiços da referida série. O método adotado é a pesquisa filmográfica, com análise de conteúdo dos acha-dos. São encontrados apoios para ensino de etimologia; os casos nominativo, genitivo, acusativo, dativo, ablativo e vocativo; flexões de gênero, número e caso para substantivos e adjetivos; concordâncias; conjugações verbais, tempos verbais, pessoas; outras classes gramaticais; pronúncia; dentre outros. Debatem-se os métodos tradicionais e inovado-res para ensino do Latim e conclui-se que esta proposta de uso de cenas de filmes, assim como outras, oferece con-tribuições no sentido de ilustrar, atrair, concretizar e memorizar o conteúdo trabalhado, de maneira a despertar o interesse dos estudantes pelo seu próprio processo de aprendizagem.

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Biografia do Autor

Aline Vieira Malanovicz, Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS

Doutora em Administração

Ana Paula Vieira Malanovicz, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS

Especialista em Psicomotricidade
Mestranda em Educação

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Publicado

29.06.2021

Como Citar

MALANOVICZ, Aline Vieira; MALANOVICZ, Ana Paula Vieira. Latim nos feitiços de Harry Potter: alternativa de uso do cinema na educação. Cadernos de Pós-graduação, [S. l.], v. 20, n. 1, p. 39–52, 2021. DOI: 10.5585/cpg.v20n1.19776. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/cadernosdepos/article/view/19776. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Educação e Cinema: atos formativos