Latim nos feitiços de Harry Potter: alternativa de uso do cinema na educação

Aline Vieira Malanovicz, Ana Paula Vieira Malanovicz

Resumo


O objetivo desta pesquisa é identificar as cenas de feitiços dos filmes da saga Harry Potter que podem ser utilizadas como apoio no ensino de Latim. Para tanto, exploram-se quais são as origens e as estruturas do latim uti-lizadas nos feitiços da referida série. O método adotado é a pesquisa filmográfica, com análise de conteúdo dos acha-dos. São encontrados apoios para ensino de etimologia; os casos nominativo, genitivo, acusativo, dativo, ablativo e vocativo; flexões de gênero, número e caso para substantivos e adjetivos; concordâncias; conjugações verbais, tempos verbais, pessoas; outras classes gramaticais; pronúncia; dentre outros. Debatem-se os métodos tradicionais e inovado-res para ensino do Latim e conclui-se que esta proposta de uso de cenas de filmes, assim como outras, oferece con-tribuições no sentido de ilustrar, atrair, concretizar e memorizar o conteúdo trabalhado, de maneira a despertar o interesse dos estudantes pelo seu próprio processo de aprendizagem.

Palavras-chave


educação e cinema; levantamento filmográfico; latim; Harry Potter

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DOI: https://doi.org/10.5585/cpg.v20n1.19776

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