v. 20 n. 1 (2021): (jan./jun.)

Publicado: 29.06.2021

Editorial

  • Editorial

    Elaine Teresinha Dal Mas Dias, Cleide Rita Silvério de Almeida
    1-3
    DOI: https://doi.org/10.5585/cpg.v20n1.20328

Dossiê Educação e Cinema: atos formativos

  • La importancia del cine documental en la formación del estudiante

    Alexandre Buccini
    4-15
    DOI: https://doi.org/10.5585/cpg.v20n1.19339
  • Os novos olimpianos: o poder cultural sob a ótica de Edgar Morin

    Izabel Cristina Petraglia, Franthiesco Ballerini
    16-38
    DOI: https://doi.org/10.5585/cpg.v20n1.19824
  • Latim nos feitiços de Harry Potter: alternativa de uso do cinema na educação

    Aline Vieira Malanovicz, Ana Paula Vieira Malanovicz
    39-52
    DOI: https://doi.org/10.5585/cpg.v20n1.19776
  • O filme “Alex Strangelove” como recurso pedagógico para a formação em educação sexual

    Ana Regina Branco de Miranda, Ricardo Desidério da Silva
    53-64
    DOI: https://doi.org/10.5585/cpg.v20n1.19740
  • A filosofia enquanto experiência do pensar no ensino médio: o processo de ensino e aprendizagem no discurso filosófico da série de televisão Merlí

    Carolina Cavalcanti Bezerra, Valmir Pereira
    65-76
    DOI: https://doi.org/10.5585/cpg.v20n1.19636

Artigos

  • A escola pública e o acolhimento aos imigrantes na cidade de São Paulo: uma experiência na educação de jovens e adultos

    Adriana Carvalho de Carvalho Alves Braga
    77-90
    DOI: https://doi.org/10.5585/cpg.v20n1.19284
  • Ciência, tecnologia e inovação: a importância dos sistemas estaduais em uma estratégia nacional para o setor no Brasil

    Wellington Lourenço de Almeida
    91-110
    DOI: https://doi.org/10.5585/cpg.v20n1.19423
  • In-exclusão escolar: reflexões epistemológicas e práticas sobre a aprendizagem do aluno com deficiência auditiva na escola regular

    Cristina Miyuki Hashizume, Creudimar Silva Morais
    111-127
    DOI: https://doi.org/10.5585/cpg.v20n1.18665
  • Educação especial e inclusão: o que dizem os professores nos primeiros anos de carreira docente na rede pública municipal de ensino em Maceió-AL?

    Eva Pauliana da Silva Gomes, Edna Cristina do Prado
    128-144
    DOI: https://doi.org/10.5585/cpg.v20n1.19176
  • Inclusão escolar de pessoas com deficiência e a perspectiva da família: análise da produção acadêmica de 2009 a 2019

    Flávia Laryssa Gonzaga Rabelo, Rita de Cássia Barbosa Paiva Magalhães
    145-162
    DOI: https://doi.org/10.5585/cpg.v20n1.19788
  • Criança, brincadeira e histórias: um esboço de análise

    Tamara Dayan
    163-175
    DOI: https://doi.org/10.5585/cpg.v20n1.18492
  • Para além das críticas: acolhimento, aceitação e espaços de diálogo. a contribuição dos projetos esportivos de ONGs na educação e formação humana de adolescentes

    Ângela de Carvalho Bernardes
    176-188
    DOI: https://doi.org/10.5585/cpg.v20n1.18525
  • O aluno em foco – um panorama sobre a produção audiovisual de documentários por estudantes em contexto escolar

    Andrea Cristina Versuti, Erico Vinicius Monnerat Lima
    189-202
    DOI: https://doi.org/10.5585/cpg.v20n1.19682
  • Avaliação e intervenção psicopedagógicas: um estudo de caso de uma criança em idade escolar com hipótese de dislexia

    Sebastião Gomes Barbosa
    203-217
    DOI: https://doi.org/10.5585/cpg.v20n1.19439
  • A contribuição das narrativas orais de histórias para aprendizagem: a visão do professor alfabetizador

    Claudia Maria Petchak Zanlorenzi, Paola Helena Muxfeldt Morandi da Silva
    218-231
    DOI: https://doi.org/10.5585/cpg.v20n1.19343
  • Educação física escolar pelo viés semiótico

    Priscila Fátima da Silva Fiel, Marcia do Carmo Felismino Fusaro
    232-241
    DOI: https://doi.org/10.5585/cpg.v20n1.19504
  • O pacto nacional pela alfabetização na idade certa desenvolvido na rede municipal de ensino de corumbá-ms (2013 -2018): avanços e desafios

    Flávia Miguel Ribeiro, Márcia Regina do Nascimento Sambugari
    242-252
    DOI: https://doi.org/10.5585/cpg.v20n1.18467
  • A Contribuição da ludicidade na educação infantil

    Maria Eduarda Alvarenga, Leonor Dias Paini
    253-267
    DOI: https://doi.org/10.5585/cpg.v20n1.18481
  • Educação em Direitos Humanos - herança iluminista no contexto da pós-modernidade

    Neila Marta de Sá, Marcos Antônio Lorieri
    268-280
    DOI: https://doi.org/10.5585/cpg.v20n1.19031
  • Trabalho, expropriação e formação humana no contexto da sociedade capitalista

    Kelyn Caroline Bueno, Joana D Arc Vaz
    281-293
    DOI: https://doi.org/10.5585/cpg.v20n1.19125

Resenhas

  • VIGOTSKI, Lev Semionovitch. Imaginação e criação na infância. São Paulo: expressão popular, 2018.

    Maurício Silva, Vanessa Leão Franchi
    294-296
    DOI: https://doi.org/10.5585/cpg.v20n1.18798