Educação em Direitos Humanos - herança iluminista no contexto da pós-modernidade

Neila Marta de Sá, Marcos Antônio Lorieri

Resumo


O artigo aponta os valores atribuídos aos direitos humanos no atual contexto histórico reconhecido como pós-modernidade, relacionando-os ao neoliberalismo. Ressalta as aproximações entre os ideais iluministas e os princípios que orientam a Educação em Direitos Humanos (EDH), prática pedagógica fundada em atividades que pretendem o desenvolvimento de uma cultura que valorize os direitos humanos, não na perspectiva de uma razão instrumental, mas no sentido de uma formação que promova reflexão e atitudes dos discentes rumo ao processo de humanização na defesa desses direitos – uma formação educativa integral como pretendiam os ideais educativos do Iluminismo. Insiste na necessidade de uma educação voltada ao entendimento e à prática dos direitos humanos.


Palavras-chave


Pós-modernidade. Educação em Direitos Humanos. Iluminismo.

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DOI: https://doi.org/10.5585/cpg.v20n1.19031

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