O pacto nacional pela alfabetização na idade certa desenvolvido na rede municipal de ensino de corumbá-ms (2013 -2018): avanços e desafios

Flávia Miguel Ribeiro, Márcia Regina do Nascimento Sambugari

Resumo


O artigo apresenta uma pesquisa referente ao modo como ocorreu o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) na Rede Municipal de Ensino de Corumbá, Mato Grosso do Sul, no período de 2013 a 2018. Numa abordagem qualitativa, a produção dos dados deu-se por meio de estudo de relatórios pertencentes à Secretaria Municipal de Educação de Corumbá (SEMED) e de entrevista feita com duas coordenadoras responsáveis pela realização do PNAIC no Município. Verificou-se, como aspecto positivo, a preocupação voltada para a teoria e a prática de reflexibilidade (prática/teoria/prática) na construção da identidade profissional. Contatou-se também que o PNAIC não impactou totalmente a prática dos profissionais, mas contribuiu para uma mudança significativa no fazer pedagógico, apontando, portanto, a necessidade de pensar na formação continuada de professores alfabetizadores a fim de que sejam consideradas as situações problemáticas, respeitando as especificidades locais e oportunizando a ocorrência de forma contínua.


Palavras-chave


formação continuada; alfabetização; PNAIC

Texto completo:

PDF

Referências


BRASIL. Lei n. 12.801, de 24 de abril de 2013. Dispõe sobre o apoio técnico e financeiro da União aos entes federados no âmbito do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa e altera as Leis n. 5.537, de 21 de novembro de 1968 e n. 8.405, de 9 de janeiro de 1992, e 10.260, de 12 de julho de 2001. Diário Oficial da União [da] República Federativa do BRASIL. Poder legislativo: Brasília, DF, 25.04.2013, retificado em 26.04.2013, seção 1, 2013. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2011-2014/2013/Lei/L12801.htm Acesso em 30 dez. 2019.

BRASIL. Portaria n. 867, de 4 de julho de 2012. Institui o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa e as ações do Pacto e define suas diretrizes gerais. Diário Oficial da União [da] República Federativa do Brasil. Poder legislativo: Brasília, DF, 05.07.2012, n. 129, seção 1, p. 22-23, 2012. Disponível em: http://www.lex.com.br/legis_23490618_PORTARIA_N_867_DE_4_DE_JULHO_DE_2012.aspx Acesso em 30 dez. 2019.

BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Interdisciplinaridade no ciclo de alfabetização. Caderno de Apresentação. Brasília: MEC, SEB, 2015. Disponível em: http://pacto.mec.gov.br/materiais-listagem/item/download/21_9945a2941359afb9a5bc726869f697c5. Acesso em 30 dez. 2019.

CRUZ, M. M. P.; MARTINIAK, V. L. O ensino da leitura e sua relação com a formação de alfabetizadores: apontamentos a partir da produção acadêmica. Práxis Educativa. Ponta Grossa, v. 13, n. 1, p. 67-84, jan./abr. 2018. Disponível em http://www.revistas2.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/10681/6149 Acesso em 30 dez. 2019.

FURGHESTTI, M. L.S; GRECO, M.T.C; CARDOSO, R.C.F. Ensino Fundamental de Nove Anos: os impactos das políticas públicas para a alfabetização com letramento. In: REUNIÃO ANUAL DA ANPED SUL, Seminário de pesquisa em educação da região sul. 09. Anais [...] Caxias do Sul, 2012, p. 1-18.

IMBERNON, F. Formação continuada de professores. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2010.

NASCIMENTO, T. S.; FRANÇA, M. S. L. M.; SABÓIA, V. S. M.; GIRÃO, A. E. M. O processo de formação continuada do PNAIC: reflexões sobre a experiência. CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO - EDUCERE, 12, Anais [...] PUC-PR: Curitiba, p. 42495- 42503, 2015. Disponível em: https://educere.bruc.com.br/arquivo/pdf2015/21312_11277.pdf. Acesso em: 30 dez. 2019.

PRODANOV, C.; FREITAS, E. C. Metodologia do trabalho científico [recurso eletrônico]: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2.ed. Novo Hamburgo: Feevale, 2013. Disponível em: http://www.feevale.br/Comum/midias/8807f05a-14d0-4d5b-b1ad-1538f3aef538/E-book%20Metodologia%20do%20Trabalho%20Cientifico.pdf. Acesso em: 20 fev 2019.

RELATÓRIO. Secretaria Municipal de Corumbá. Pacto 2013 a 2016. Corumbá: Semed, 2016.




DOI: https://doi.org/10.5585/cpg.v20n1.18467

Direitos autorais 2021 Cadernos de Pós-graduação

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.

Cadernos de Pós-graduação
e-ISSN: 2525-3514
www.cadernosdepos.org.br

Cadernos de Pós-graduação ©2021 Todos os direitos reservados.

Esta obra está licenciada com uma Licença 
Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional