A escola pública e o acolhimento aos imigrantes na cidade de São Paulo: uma experiência na educação de jovens e adultos

Adriana Carvalho de Carvalho Alves Braga

Resumo


O artigo trata do acolhimento, da socialização e do relacionamento de estudantes imigrantes na escola pública da cidade de São Paulo, além de discutir os conceitos de identidade, de papéis sociais, de etnicidade, de estereótipos e de xenofobia. Por meio da análise da experiência docente, mediando a aprendizagem de mulheres bolivianas na Educação de Jovens e Adultos em aulas de História, objetivamos contribuir com a compreensão da importância do acesso à educação para a efetivação do projeto migratório, da mobilidade social e do aprendizado da Língua Portuguesa. A descrição de algumas situações presenciadas pela autora revela situações de conflito - relacionadas ao mundo do trabalho e à própria construção e redefinição identitária nesse percurso migratório - que se manifestaram no ambiente da sala de aula e oportunizaram a reflexão sobre algumas nuances sobre o fenômeno migratório contemporâneo. 


Palavras-chave


educação para imigrantes; interculturalidade; identidade; imigrantes bolivianas em São Paulo

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DOI: https://doi.org/10.5585/cpg.v20n1.19284

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