A escola pública e o acolhimento aos imigrantes na cidade de São Paulo: uma experiência na educação de jovens e adultos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/cpg.v20n1.19284

Palavras-chave:

educação para imigrantes, interculturalidade, identidade, imigrantes bolivianas em São Paulo

Resumo

O artigo trata do acolhimento, da socialização e do relacionamento de estudantes imigrantes na escola pública da cidade de São Paulo, além de discutir os conceitos de identidade, de papéis sociais, de etnicidade, de estereótipos e de xenofobia. Por meio da análise da experiência docente, mediando a aprendizagem de mulheres bolivianas na Educação de Jovens e Adultos em aulas de História, objetivamos contribuir com a compreensão da importância do acesso à educação para a efetivação do projeto migratório, da mobilidade social e do aprendizado da Língua Portuguesa. A descrição de algumas situações presenciadas pela autora revela situações de conflito - relacionadas ao mundo do trabalho e à própria construção e redefinição identitária nesse percurso migratório - que se manifestaram no ambiente da sala de aula e oportunizaram a reflexão sobre algumas nuances sobre o fenômeno migratório contemporâneo. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adriana Carvalho de Carvalho Alves Braga, Universidade Presbiteriana Mackenzie – UPM

Doutora em Educação, Arte e História da Cultura

Referências

BAENINGER, Rosana; BÓGUS, Lucia. Emigração brasileira no Mercosul. In: A nova face da emigração internacional no Brasil. São Paulo: EDUC, 2018.

CASTELLS, Manuel. O poder da identidade: a era da informação. Volume II. 9ª edição Rio de Janei-ro: Paz e Terra, 2018.

FLEURI, Reinaldo Matias. Educação Intercultural e a irrupção das diferenças. In: Globalização, interculturalidade e currículo na cena escolar. Campinas, SP: Editora Alínea, 2009.

HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: Lamparina, 2015.

LUCENA, Célia Toledo. Fluxos migratórios de latino-americanos: cidadania transnacional. Revista Am-bivalências. Volume I, Nº 2. P. 05-28, jul-dez/2013.

MORIN, Edgar. A cabeça bem-feita: repensar a reforma, reformar o pensamento. 16ª edição. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2009.

SEIXAS, Renato. Migração simbólica e dialética da identidade cultural no processo de migração. Cadernos Prolam/USP, v.15, n.29, p.14-37, jul/dez.2016.

SEYFERTH, Giralda. Identidade nacional, diferenças regionais, integração étnica e a questão imigratória no Brasil. In: Região e nação na América Latina. Brasília: Editora Universidade de Bra-sília; São Paulo: Imprensa Oficial do Estado, 2000.

SILVA, Sidney Antônio da. Bolivianos: a presença da cultura andina. Série Imigrantes no Bra-sil. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 2005.

SILVA, Sidney Antônio da. Bolivianos em São Paulo: entre o sonho e a realidade. Estudos Avançados. v. 20, n. 57, 2006.

SILVA, Sidney Antônio da. Faces da Latinidade: Hispano-Americanos em São Paulo. Campinas: Nú-cleo de Estudos de População/Unicamp, 2008.

SHUMAN, Lee S. Conhecimento e ensino: fundamentos para a nova reforma. Cadernos CENPEC. São Paulo, v.4, n.2. p.196-229, dez. 2014.

Downloads

Publicado

29.06.2021

Como Citar

DE CARVALHO ALVES BRAGA, Adriana Carvalho. A escola pública e o acolhimento aos imigrantes na cidade de São Paulo: uma experiência na educação de jovens e adultos. Cadernos de Pós-graduação, [S. l.], v. 20, n. 1, p. 77–90, 2021. DOI: 10.5585/cpg.v20n1.19284. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/cadernosdepos/article/view/19284. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos