A escola pública e o acolhimento aos imigrantes na cidade de São Paulo: uma experiência na educação de jovens e adultos

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.5585/cpg.v20n1.19284

Mots-clés :

educação para imigrantes, interculturalidade, identidade, imigrantes bolivianas em São Paulo

Résumé

O artigo trata do acolhimento, da socialização e do relacionamento de estudantes imigrantes na escola pública da cidade de São Paulo, além de discutir os conceitos de identidade, de papéis sociais, de etnicidade, de estereótipos e de xenofobia. Por meio da análise da experiência docente, mediando a aprendizagem de mulheres bolivianas na Educação de Jovens e Adultos em aulas de História, objetivamos contribuir com a compreensão da importância do acesso à educação para a efetivação do projeto migratório, da mobilidade social e do aprendizado da Língua Portuguesa. A descrição de algumas situações presenciadas pela autora revela situações de conflito - relacionadas ao mundo do trabalho e à própria construção e redefinição identitária nesse percurso migratório - que se manifestaram no ambiente da sala de aula e oportunizaram a reflexão sobre algumas nuances sobre o fenômeno migratório contemporâneo. 

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Biographie de l'auteur

Adriana Carvalho de Carvalho Alves Braga, Universidade Presbiteriana Mackenzie – UPM

Doutora em Educação, Arte e História da Cultura

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Publiée

2021-06-29

Comment citer

DE CARVALHO ALVES BRAGA, Adriana Carvalho. A escola pública e o acolhimento aos imigrantes na cidade de São Paulo: uma experiência na educação de jovens e adultos. Cadernos de Pós-graduação, [S. l.], v. 20, n. 1, p. 77–90, 2021. DOI: 10.5585/cpg.v20n1.19284. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/cadernosdepos/article/view/19284. Acesso em: 21 déc. 2024.

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