A contribuição das narrativas orais de histórias para aprendizagem: a visão do professor alfabetizador

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/cpg.v20n1.19343

Palavras-chave:

narrativas orais de histórias, aprendizagem, ensino, professores, anos iniciais

Resumo

Diferente da dramatização ou da leitura, o ato de contar histórias é uma rica possibilidade simbólica. As narrativas de histórias para crianças em espaços institucionais, revelam além de práticas pedagógicas pretextais a possibilidade de um espaço para estudo para  a imaginação criativa, a oralidade, entre outros.  Diante disso, qual é a visão do professor sobre a contribuição das narrativas orais para a aprendizagem dos alunos?  O objetivo foi investigar a opinião dos professores sobre a contribuição das narrativas orais para a aprendizagem e quais os aspectos dessa aprendizagem são levantados pelos professores. A pesquisa de cunho qualitativo, a partir de pesquisa bibliográfica e de campo, teve como sujeitos professores da pré escola (infantil 5) e de classes de alfabetização (1º ano) de um município do sul do Paraná. Foi possível verificar quais as possíveis fragilidades e lacunas relacionadas ao trabalho com narrativas orais. 

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Biografia do Autor

Claudia Maria Petchak Zanlorenzi, Universidade Estadual do Paraná– UNESPAR

Pós doutora em Educação

Paola Helena Muxfeldt Morandi da Silva, Universidade Estadual do Paraná – UNESPAR

Graduanda de Pedagogia

Bolsista de Iniciação Científica do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq

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Publicado

29.06.2021

Como Citar

ZANLORENZI, Claudia Maria Petchak; DA SILVA, Paola Helena Muxfeldt Morandi. A contribuição das narrativas orais de histórias para aprendizagem: a visão do professor alfabetizador. Cadernos de Pós-graduação, [S. l.], v. 20, n. 1, p. 218–231, 2021. DOI: 10.5585/cpg.v20n1.19343. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/cadernosdepos/article/view/19343. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos