A Contribuição da ludicidade na educação infantil

Maria Eduarda Alvarenga, Leonor Dias Paini

Resumo


Esta pesquisa buscou compreender de que modo os professores se apropriam do conhecimento sobre ludicidade e como se instrumentalizam para a prática pedagógica. Como procedimento metodológico, nos utilizamos de uma pesquisa qualitativa, de caráter teórico-prático, com os seguintes passos:  seleção, leitura de artigos e obras sobre a ludicidade; coleta de dados por meio da aplicação de um instrumento de pesquisa (questionário) em 30 (trinta) professoras atuantes em Centros de Educação Infantil do município de Maringá-PR., e posteriormente realizamos a análise de dados dos sujeitos pesquisados. Como resultado, constatamos que foi possível aprofundar os estudos sobre o significado da ludicidade e verificar a sua relevância na prática pedagógica no contexto escolar e permite uma maior interação e socialização dos alunos, na perspectiva do educador infantil.


Palavras-chave


ludicidade; educação infantile; prática pedagógica

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DOI: https://doi.org/10.5585/cpg.v20n1.18481

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