A Contribuição da ludicidade na educação infantil
DOI:
https://doi.org/10.5585/cpg.v20n1.18481Palavras-chave:
ludicidade, educação infantile, prática pedagógicaResumo
Esta pesquisa buscou compreender de que modo os professores se apropriam do conhecimento sobre ludicidade e como se instrumentalizam para a prática pedagógica. Como procedimento metodológico, nos utilizamos de uma pesquisa qualitativa, de caráter teórico-prático, com os seguintes passos: seleção, leitura de artigos e obras sobre a ludicidade; coleta de dados por meio da aplicação de um instrumento de pesquisa (questionário) em 30 (trinta) professoras atuantes em Centros de Educação Infantil do município de Maringá-PR., e posteriormente realizamos a análise de dados dos sujeitos pesquisados. Como resultado, constatamos que foi possível aprofundar os estudos sobre o significado da ludicidade e verificar a sua relevância na prática pedagógica no contexto escolar e permite uma maior interação e socialização dos alunos, na perspectiva do educador infantil.
Downloads
Referências
CARNEIRO, M. A. B; DODGE, J. J. A descoberta do brincar. São Paulo, 2007.
ELKONIN, D. B. Psicologia do jogo. São Paulo: Martins Fontes, 1998.
KISHIMOTO, T. M. Jogos Infantis: O jogo, a criança e a educação. 15 edição. Petropolis: Ed. Vozes, 2009.
KISHIMOTO,.O jogo e a educação infantil. Revista Pró Posições. Campinas: 2 (6): 46 -63, 1995.
KISHIMOTO, M.T(Org) Jogo, brinquedo, brincadeira e a educação. São Paulo: cortez, 2010.
LEONTIEV, A. O desenvolvimento do psiquismo. Lisboa: Livros Horizonte, 1978.
LORENZONI, Marcela. Por que as crianças brigam? In: Naescola.eduqa.me. Nov. 2015. Disponível em: http://naescola.eduqa.me/desenvolvimento-infantil/por-que-as-criancas-brigam/.
REFERENCIAL CURRICULAR NACIONAL PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL/ Ministério da Educação e do Desporto, Secretária de Educação Fundamental-Brasília: mec/sef, 1998.
SANTOS, S, M.P. dos. (org). Brinquedoteca: o lúdico em diferentes contextos. RJ: Vozes, 1997.
TEIXEIRA, C. E. J. A ludicidade na escola. São Paulo: Loyola, 1995
VIGOTSKI, L. S. Psicologia Pedagógica. Porto Alegre: Artmed, 2001.
VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. 2. Ed. Porto Alegra: Martins Fontes, 1998.
VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente. 7 ed. In: COLE, Michael; JOHNSTEINER, Vera; SCRIBNER, Sylvia e SOUBERMAN, Ellen. (orgs). Trad. José CipollaNeto, Luiz Silveira Menna Barreto e Solange Castro Afeche. São Paulo: Martins Fontes, 2007.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2021 Cadernos de Pós-graduação
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0.