A Contribuição da ludicidade na educação infantil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/cpg.v20n1.18481

Palavras-chave:

ludicidade, educação infantile, prática pedagógica

Resumo

Esta pesquisa buscou compreender de que modo os professores se apropriam do conhecimento sobre ludicidade e como se instrumentalizam para a prática pedagógica. Como procedimento metodológico, nos utilizamos de uma pesquisa qualitativa, de caráter teórico-prático, com os seguintes passos:  seleção, leitura de artigos e obras sobre a ludicidade; coleta de dados por meio da aplicação de um instrumento de pesquisa (questionário) em 30 (trinta) professoras atuantes em Centros de Educação Infantil do município de Maringá-PR., e posteriormente realizamos a análise de dados dos sujeitos pesquisados. Como resultado, constatamos que foi possível aprofundar os estudos sobre o significado da ludicidade e verificar a sua relevância na prática pedagógica no contexto escolar e permite uma maior interação e socialização dos alunos, na perspectiva do educador infantil.

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Biografia do Autor

Maria Eduarda Alvarenga, Universidade Estadual de Maringá – UEM

Graduanda em Pedagogia

Leonor Dias Paini, Universidade Estadual de Maringá – UEM

Doutora em Educação

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Publicado

29.06.2021

Como Citar

ALVARENGA, Maria Eduarda; DIAS PAINI, Leonor. A Contribuição da ludicidade na educação infantil. Cadernos de Pós-graduação, [S. l.], v. 20, n. 1, p. 253–267, 2021. DOI: 10.5585/cpg.v20n1.18481. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/cadernosdepos/article/view/18481. Acesso em: 21 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos