O aluno em foco – um panorama sobre a produção audiovisual de documentários por estudantes em contexto escolar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/cpg.v20n1.19682

Palavras-chave:

educação, documentário, produção, autonomia, protagonismo

Resumo

O presente artigo apresenta uma revisão bibliográfica sistemática nas plataformas Capes, Eric e Scielo das pesquisas sobre produção audiovisual do gênero documentário com alunos e ênfase na autoria, protagonismo e autonomia dos estudantes durante a realização das obras. O artigo contextualiza, também, a importância de tais práticas a partir das competências gerais da Base Nacional Comum Curricular, da relevância do multiletramento (ROJO, 2009) e aponta para a potência de novas pesquisas sobre a produção de imagens no âmbito da convergência digital, da cultura participativa (JENKINS, 2009) e do estado de ubiquidades dos aparelhos (SANTAELLA, 2014) em sala de aula.

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Biografia do Autor

Andrea Cristina Versuti, Universidade de Brasilia

Doutora em Educação, Ciência e Tecnologia

Erico Vinicius Monnerat Lima, Universidade de Brasília -UnB

Mestrando em Educação: Educação, Tecnologias e Comunicação

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Publicado

29.06.2021

Como Citar

VERSUTI, Andrea Cristina; MONNERAT LIMA, Erico Vinicius. O aluno em foco – um panorama sobre a produção audiovisual de documentários por estudantes em contexto escolar. Cadernos de Pós-graduação, [S. l.], v. 20, n. 1, p. 189–202, 2021. DOI: 10.5585/cpg.v20n1.19682. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/cadernosdepos/article/view/19682. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos