O aluno em foco – um panorama sobre a produção audiovisual de documentários por estudantes em contexto escolar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/cpg.v20n1.19682

Palavras-chave:

educação, documentário, produção, autonomia, protagonismo

Resumo

O presente artigo apresenta uma revisão bibliográfica sistemática nas plataformas Capes, Eric e Scielo das pesquisas sobre produção audiovisual do gênero documentário com alunos e ênfase na autoria, protagonismo e autonomia dos estudantes durante a realização das obras. O artigo contextualiza, também, a importância de tais práticas a partir das competências gerais da Base Nacional Comum Curricular, da relevância do multiletramento (ROJO, 2009) e aponta para a potência de novas pesquisas sobre a produção de imagens no âmbito da convergência digital, da cultura participativa (JENKINS, 2009) e do estado de ubiquidades dos aparelhos (SANTAELLA, 2014) em sala de aula.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Andrea Cristina Versuti, Universidade de Brasilia

Doutora em Educação, Ciência e Tecnologia

Erico Vinicius Monnerat Lima, Universidade de Brasília -UnB

Mestrando em Educação: Educação, Tecnologias e Comunicação

Referências

APARECIDA, S. C.; FERREIRA, D. C. K. Produção de documentário com alunos da educa-ção de jovens e adultos: uma proposta metodológica para elaboração de material didático inclu-dente. Tecné Episteme y Didaxis: TED, Bogotá, n. extraordinário, p. 609-619, 2014.

ANATEL, Agência nacional de Telecomunicações. Painéis de dado telefonia móvel. 2020. Dispo-nível em: https://www.anatel.gov.br/paineis/acessos/telefonia-movel. Acesso em: 18 mar. 2020.

BACICH, L.; MORAN, J. (Orgs.). Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma aborda-gem teórico-prática. Porto Alegre: Penso, 2018.

BARBOSA, A. M. John Dewey e o ensino da arte no Brasil. São Paulo: Cortez, 2001.

BARBOSA, A. M. A imagem no ensino da arte. [S.l.]: Editora Perspectiva SA, 2020.

BITANTE, A. P; FARIA, A. C.; GASPAR, M. A.; PASCUAL, J. V. I.; CONAIRE, D. Impac-tos da tecnologia da informação e comunicação na aprendizagem dos alunos em escolas públi-cas de São Caetano do Sul (SP). HOLOS, v. 8, p. 281-302, 2016.

BRASIL, A. Formas de vida na imagem: da indeterminação à inconstância. Revista Famecos: mí-dia, cultura e tecnologia, v. 17, n. 3, p. 190-198, 2010.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular 2018. Brasília: MEC. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 22 out. 2019.

BRASIL. Lei nº 13.006, de 26 de junho de 2014. Acrescenta § 8º ao art. 26 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para obrigar a exibição de filmes de produção nacional nas escolas de educação básica. Diário Oficial [da] Re-pública Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 27 jun. 2014.

BRENNER, A. K.; CARRANO, P. C. R. Os sentidos da presença dos jovens no ensino médio: representações da escola três filmes de estudantes. Educação & Sociedade, v. 35, n. 129, p. 1223-1240, 2014.

Cetic.br. TIC Educação – 2018. 2019. Disponível em: https://cetic.br/pesquisa/educacao/indicadores/. Acesso em: 29 maio 2021.

CRESWELL, J. W. Projeto de pesquisa métodos qualitativo, quantitativo e misto. In:

CRESWELL, J. W.; CLARK, V. L. P. Pesquisa de métodos mistos. Tradução: Magda Lopes. 3. ed. Porto Alegre: Bookman. 2010. p. 207-236.

DEWEY, J. Arte como experiência. Tradução: Vera Ribeiro. São Paulo: Martins Fontes, 2010.

ERSTAD, O; SILSETH, K. Agency in digital storytelling: challenging the educational context. In: LUNDBY, D. (Ed.). Digital storytelling, mediatized stories: self-representations in new media. New York: Peter Lang, 2008, p. 213-232.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 43. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2011.

FRESQUET, A. M.; PAES, B. T. A escola e o cinema: algumas reflexões e apreensões frente à lei 13.006/14. Revista Teias, [S.l.], v. 17, n. 44, p. 163-172, fev. 2016.

FRIEND, J.; MILITELLO, M. Lights, camera, action: advancing learning, research, and pro-gram evaluation through video production in educational leadership preparation. Journal of Rese-arch on Leadership Education, v. 10, n. 2, p. 81-103, 2015.

FUENTES, N. M. M.; COSTA, R. N.; RUTA, C. Cinema e educação ambiental no Parque Na-cional da Restinga de Jurubatiba: reflexões e práticas interdisciplinares e transversais. Educação e Sociedade, v. 136, p. 1-19, 2016.

GALHARDI, C. P.; ORTEGA, F.; IGARTUA, J. J. A TV de Silvio Santos-estratégias merca-dológicas na grade de programação do SBT: um enfoque quantitativo. Revista FAMECOS: mí-dia, cultura e tecnologia, v. 24, n. 1, 2017.

GOODMAN, S.; Sex, literacy and videotape: learning, identity and language development through documentary production with "Overage" students. English Teaching: Practice and Criti-que, v. 9, n. 1, p. 48-57, 2010.

GUIDO, L. F. E.; DIAS, I. R.; FERREIRA, G. L.; MIRANDA, A. B. Educação ambiental e cultura: articulando mídia e conhecimento popular sobre plantas. Trabalho, Educação e Saúde, v. 11, n. 1, p. 129-144, 2013.

JENKINS, H. Cultura da convergência: a colisão entre os velhos e novos meios de comunicação. Tradução: Susana Alexandria. 2a ed. São Paulo: Aleph, 2009.

LIMA, D. J.; MERCADO, L. P. L.; VERSUTI, A. C. Transmidiação e educação. In: VERSUTI, A. C.; SANTOS, G. L. (Orgs.). Educação, tecnologias e comunicação. Brasília: Viva Editora, 2018.

LUCENA, L. C. Como fazer documentários: conceito, linguagem e prática de produção. [S. l.]: Summus Editorial, 2012.

MACHADO, A. Repensando Flusser e as imagens técnicas. Revista de Comunicação e Linguagens: Real vs. Virtual, n. 25/26, p. 31-45, 1999.

NICHOLS, B. Introdução ao documentário. São Paulo: Papirus Editora, 2005.

OLIVEIRA, E. A. S.; CERNY, R. Z. Semana acadêmico do curso de pedagogia: memes em prol da infância para criticar o consumismo. Periferia, v. 11, n. 2, p. 203-219, 2019.

PENAFRIA, M. Perspectivas de desenvolvimento para o documentarismo. Portugal: Universidade da Beira Interior, 1999.

PYLES, D. G.. Rural media literacy: youth documentary videomaking as a rural literacy practi-ce. Journal of Research in Rural Education (Online), v. 31, n. 7, p. 1, 2016.

RAMOS, F. P. Mas afinal... o que é mesmo documentário? São Paulo: Senac/SP, 2008.

ROJO, R. Letramentos múltiplos, escola e inclusão social. São Paulo: Parábola Editorial, v. 200, 2009.

SANTAELLA, L. Desafios da ubiquidade para a educação. Revista Ensino Superior Unicamp, v. 9, p. 19-28, 2013.

SANTAELLA, L. Comunicação ubíqua: repercussões na cultura e na educação. São Paulo: Edito-ra Paulus, 2014.

SARAIVA, J. I. A. Universalização da leitura e valorização da literatura: condição para o de-senvolvimento social. Acta Scientiarum. Language and Culture, v. 30, n. 1, p. 71-78, 2008.

SCHWAB-CARTAS, J; MITCHELL, C. A tale of two sites: cellphones, participatory video and indigeneity in community-based research. McGill Journal of Education/Revue des sciences de l'éduca-tion de McGill, v. 49, n. 3, p. 603-620, 2014.

SIBILIA, P. Redes ou paredes: a escola em tempos de dispersão. Tradução: Vera Ribeiro. Rio de Janeiro: Contraponto, 2012.

SIQUEIRA CECCHIN, A.; REIS, S. C. Investigação de uma abordagem para o ensino de pro-dução de narrativas digitais: um estudo com foco em práticas de multiletramentos no contexto escolar público. Veredas-Revista de Estudos Linguísticos, v. 20, n. 1, 2016.

TILLECZEK, K.; LOEBACH, J. Research goes to the cinema: the veracity of videography with, for and by youth. Research in Comparative and International Education, v. 10, n. 3, p. 354-366, 2015.

WEBSTER, J.; WATSON, R. T. Analyzing the past to prepare for the future: writing a literature review. MIS Quarterly, v. 26, n. 2, p. xiii-xxiii, 2002.

WATSON, J. A.; PECCHIONI, L. L. Digital natives and digital media in the college classro-om: assignment design and impacts on student learning. Educational Media International, v. 48, n. 4, p. 307-320, 2011.

Referências Audiovisuais

ELENA. Direção: Petra Costa. Elenco: Elena Andrade, Li Na e Petra Costa. Roteiro: Petra Costa, Carolina Ziskind. Brasil: Busca Vida Filmes, 2012. 1 DVD (82 min), son., color.

O PRISIONEIRO da grade de ferro: auto retratos. Direção: Paulo Sacramento. Elenco: Celso Ferreira de Albuquerque, Cláudio Fabiano, Etelvino Batista da Silva et al. São Paulo: Imovisi-on, 2003. 1 DVD (123 min), son., color.

Downloads

Publicado

29.06.2021

Como Citar

VERSUTI, Andrea Cristina; MONNERAT LIMA, Erico Vinicius. O aluno em foco – um panorama sobre a produção audiovisual de documentários por estudantes em contexto escolar. Cadernos de Pós-graduação, [S. l.], v. 20, n. 1, p. 189–202, 2021. DOI: 10.5585/cpg.v20n1.19682. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/cadernosdepos/article/view/19682. Acesso em: 20 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos