Formação profissional na construção da identidade docente

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/cpg.v20n2.20160

Palavras-chave:

formação profissional, identidade docente, formação continuada

Resumo

O artigo tem como objetivo discutir a identidade docente construída ao longo da formação inicial, entendendo esse processo como fundamental para a prática pedagógica futura. Questões nortearam este trabalho, tais como: Qual a condição da escolha para se tornar professor? Como a identidade docente é construída? A natureza da pesquisa é qualitativa e realizada a partir de referenciais bibliográficos que embasaram os seus pressupostos, assim como Gimenez e Da Silva (2018); Tardif (2001); Sgadari Passeggi (2011); Furlanetto (2018), que partilham a ideia de que o contexto em que o aluno está inserido acaba por interferir em suas decisões frente aos grupos sociais com os quais convive e interage. Conclui-se que a construção da identidade docente se inicia na escolha, que depende da formação inicial e continuada. Em especial, a primeira requer a revisão de suas matrizes para que se aproximem da realidade e abarquem a complexidade da ação do professor.

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Biografia do Autor

Beatriz Pereira dos Santos, Universidade Cidade de São Paulo -UNICID

Especialista em Psicopedagogia

Ida Carneiro Martins, Universidade Cidade de São Paulo – UNICID

Doutorado em Educação

Roberto Gimenez, Universidade Cidade de São Paulo – UNICID

Doutorado em Educação Física

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Publicado

09.12.2021

Como Citar

SANTOS, Beatriz Pereira dos; MARTINS, Ida Carneiro; GIMENEZ, Roberto. Formação profissional na construção da identidade docente. Cadernos de Pós-graduação, [S. l.], v. 20, n. 2, p. 17–27, 2021. DOI: 10.5585/cpg.v20n2.20160. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/cadernosdepos/article/view/20160. Acesso em: 21 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos