Ensino e aprendizagem da resistência a partir do filme “o ano em que meus pais saíram de férias”

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/cpg.v20n2.20229

Palavras-chave:

resiliência, resistência, ditadura, ser-no-mundo

Resumo

O objetivo dessa pesquisa é descrever compreensivamente os modos de ser resistente do jovem Mauro que é o protagonista do filme “O ano em que meus pais saíram de férias” e trata do período em que o Brasil viveu a ditadura militar (1964-1985), focando no ano de 1970. Adotou-se como perspectiva metodológica a fenomenologia, tendo como referência o envolvimento existencial e o distanciamento reflexivo (FORGHIERI, 2012) com o filme, transcrição das falas e descrição das nossas compreensões. Mauro, diante dos outros, como ser-no-mundo, acaba agindo, na sua infância, contra o estabelecido, produzindo um modo de resistência diante de um estado que controla e limita as liberdades individuais, além de conviver com a distância do pai e da mãe e também com a morte de seu avô.

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Biografia do Autor

Hiran Pinel, Universidade Federal do Espírito Santo – UFES

Doutor em Psicologia

Rodrigo Bravin, Universidade Federal do Espírito Santo – UFES

Mestre em Educação

Mendeson Rezende de Moura, Universidade Federal do Espírito Santo – UFES

Especialista em Educação Especial e Inclusiva

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Publicado

09.12.2021

Como Citar

PINEL, Hiran; BRAVIN, Rodrigo; DE MOURA, Mendeson Rezende. Ensino e aprendizagem da resistência a partir do filme “o ano em que meus pais saíram de férias”. Cadernos de Pós-graduação, [S. l.], v. 20, n. 2, p. 165–174, 2021. DOI: 10.5585/cpg.v20n2.20229. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/cadernosdepos/article/view/20229. Acesso em: 19 set. 2024.

Edição

Seção

Artigos