Expansão e mercantilização da educação superior
DOI:
https://doi.org/10.5585/cpg.v22n1.21219Palavras-chave:
universidade, neoliberalismo, Educação libertadora, práxisResumo
A educação superior, vista como simples investimento, é, atualmente, um espaço em disputa, tanto pela sua função social, quanto pelo potencial de lucros que ela pode gerar ao ser explorada como um negócio como qualquer outro. Uma concepção de educação que negue essa mercantilização se faz necessária. Para tanto, o presente trabalho reflete sobre as contribuições pedagógicas de Paulo Freire, entendendo estas como um ponto de partida para uma práxis libertadora na universidade, lançando mão do estudo bibliográfico para apresentar o contraste entre a universidade moldada pelo neoliberalismo e uma universidade voltada para as demandas dos oprimidos.
Downloads
Referências
ANDREOLA, Balduíno Antonio; LOPES, Ronaldo Silva. Dimensões psicológicas e epistemo-lógicas da obra de freire. In: Diálogo. Canoas/RS, n. 22, abr. 2013. Disponível em https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Dialogo/article/view/1040. Acesso em: 25 ago. 2021.
ANTUNES, Ricardo; PINTO, Geraldo Augusto. A fábrica da educação: da flexibilização tayloris-ta à flexibilização toyotista. São Paulo: Editora Cortez, 2017.
BAUER, Carlos. A classe operária vai ao campus: esboço de uma história social, trabalho precário, resistência e ousadia na universidade brasileira contemporânea. São Paulo: Editora Sunder-mann, 2010.
CALEFFI, Paula; MATHIAS, Alexandre J. L. Universidade S.A.: As companhias de capital aber-to da educação superior no Brasil. Rio de Janeiro: FGV Editora, 2017.
CHAUÍ, Marilena. Escritos sobre a universidade. São Paulo: Editora Unesp, 2001.
CHAUÍ, Marilena. O ser humano é um ser social. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2013.
DARDOT, Pierre; LAVAL, Christian. A Nova Razão do mundo: ensaio sobre a sociedade neoli-beral. São Paulo: Boitempo, 2016.
DARDOT, Pierre; LAVAL, Christian. Comum: Ensaio sobre a revolução no século XXI. São Paulo: Boitempo, 2017.
DOMINGUES, Ivan. O trabalho e a técnica. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2016.
DOWBOR, Ladislau. Democracia Econômica: alternativas de Gestão Social. Petrópolis/RJ: Edito-ra Vozes, 2013
DOWBOR, Ladislau. O capitalismo se desloca: novas arquiteturas sociais. São Paulo: Edições SESC São Paulo, 2020.
FRAZER, Nancy. JAEGGI, Rahel. Capitalismo em debate: uma conversa na teoria crítica. São Paulo: Boitempo, 2020.
FREIRE, Paulo. Extensão ou comunicação? Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1983.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. Rio de janeiro / São Paulo: Paz e Terra, 2013.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. Rio de janeiro / São Paulo: Paz e Terra, 2020
FREITAS, Luiz Carlos de. A reforma empresarial da educação: nova direita, velhas ideias. São Pau-lo: Expressão Popular, 2018.
HARVEY, David. A loucura da razão econômica: Marx e o capital no século XXI. São Paulo: Boi-tempo, 2018.
LAVAL, Christian. A escola não é uma empresa: o neoliberalismo em ataque ao ensino público. Londrina: Editora Planta, 2004.
LEHER, Roberto. Universidade e heteronomiacultural no capitalismo dependente: um estudo a partir de Florestan Fernandes. Rio de Janeiro: Consequência, 2018.
LESSA, Sérgio; TONET, Ivo. Introdução à filosofia de Marx. São Paulo: Expressão Popular, 2011.
MARTINS, José Antônio. Filosofia Política. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2015.
QUERUBIM, Viviane Rosa. Paulo Freire e a Educação Superior: referenciais freirianos para pensar a universidade brasileira. 2013. 204f. Tese (Doutorado). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo: 2013.
PASSARELLI, Hugo. ‘Ideia de universidade para todos não existe’, diz ministro da Educação. Valor. Globo. 28 de janeiro de 2019. Disponível em: https://valor.globo.com/brasil/noticia/2019/01/28/ideia-de-universidade-para-todos-nao-existe-diz-ministro-da-educacao.ghtml. Acesso em 8 de maio de 2023.
SANDEL, Michael J. O que o dinheiro não compra: os limites morais do mercado. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2012.
SANTOS, Boaventura de Sousa. A Universidade no século XXI: para uma reforma democrática e emancipatória da universidade. São Paulo: Cortez, 2010.
SAVIANI, Demerval. Educação: do senso comum à consciência filosófica. Campinas/SP: Auto-res Associados, 2013.
SGUISSARDI, Valdemar. Universidade brasileira no Século XXI. São Paulo: Cortez, 2009.
UNIVERSIDADE deveria ser para poucos, diz ministro da Educação de Bolsonaro. Folha de São Pau-lo [online], São Paulo, 10 de agosto, 2021. Educação. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/educacao/2021/08/universidade-deveria-ser-para-poucos-diz-ministro-da-educacao-de-bolsonaro.shtml. Acesso em: 02 maio 2023.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Os autores
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.