v. 22 n. 1 (2023): (jan./jun.)

Dossiê Juventude e ações políticas - v. 2
Publicado: 29.06.2023

Editorial

  • Inquietudes, mobilizações sociais e desafios permanentes

    Carlos Bauer, Elaine Dal Mas Dias, Patrícia Aparecida Bioto, Maurício Perondi, Leandro Rogério Pinheiro
    1-5
    DOI: https://doi.org/10.5585/cpg.v22n1.24664

Dossiê Temático: Juventudes e Ação Política

  • Democratização psicossocial: aprendizado e desenvolvimento em ocupações escolares paulistas

    Leandro Amorim Rosa, Salvador Antonio Mireles Sandoval
    6-19
    DOI: https://doi.org/10.5585/cpg.v22n1.22421
  • Perspectivas marxistas para uma análise dos movimentos sociais: um breve estudo bibliográfico

    Isadora Cabreira da Silva
    20-30
    DOI: https://doi.org/10.5585/cpg.v22n1.22916
  • Violência e as produções de “verdades”: (des)encontros discursivos entre as mídias hegemônicas e juventudes do loteamento Kephas (RS)

    Tatiane de Oliveira, Dinora Tereza Zucchetti, Pâmela Marconatto Marques
    31-44
    DOI: https://doi.org/10.5585/cpg.v22n1.22983
  • Redes, resistências e as lutas pela educação: uma experiência de diálogo no PPGEDU-UFRGS

    Vanessa Rodrigues Porciúncula
    45-52
    DOI: https://doi.org/10.5585/cpg.v22n1.23024
  • Táticas desenvolvidas por educadoras e jovens de periferia para enfrentar os desafios causados pela pandemia

    Gabrieli Oliveira da Silva
    53-65
    DOI: https://doi.org/10.5585/cpg.v22n1.23029
  • Educação política: o protagonismo dos estudantes secundaristas

    Caroline Ferreira do Amaral, Sônia Aparecida Siquelli
    66-78
    DOI: https://doi.org/10.5585/cpg.v22n1.22921
  • Retalhando o que nos fere discurso de resistência das mulheres no Poetry Slam

    Natã Neves do Nascimento
    79-89
    DOI: https://doi.org/10.5585/cpg.v22n1.22978
  • Professores e formação de jovens em cumprimento de medida socioeducativa: alfabetização, projeto de vida e protagonismo jovem

    Cristina Miyuki Hashizume, Andrea Guerra Pedrosa
    90-102
    DOI: https://doi.org/10.5585/cpg.v22n1.23023

Artigos

  • A possibilidade de inclusão de alunos surdos por meio de uma situação de ensino-aprendizagem da disciplina química

    Renata Cardoso de Sá Ribeiro Razuck, Fernando Barcellos Razuck
    103-117
    DOI: https://doi.org/10.5585/cpg.v22n1.21572
  • A socialização da educação em Stephen Duggan e Antonio Gramsci – as “sombras fabricadas” em meio às tensões do estado moderno entre os séculos XIX e XX

    Marcos Antonio Macedo das Chagas
    118-130
    DOI: https://doi.org/10.5585/cpg.v22n1.21236
  • Expansão e mercantilização da educação superior

    Wagner Pires da Silva, Neiva Afonso Oliveira
    131-143
    DOI: https://doi.org/10.5585/cpg.v22n1.21219