A socialização da educação em Stephen Duggan e Antonio Gramsci – as “sombras fabricadas” em meio às tensões do estado moderno entre os séculos XIX e XX
DOI:
https://doi.org/10.5585/cpg.v22n1.21236Palavras-chave:
educação, socialização, pesquisa, seleções e sombras, cotejamentoResumo
A elaboração do presente artigo se deu a partir de aprimorada pesquisa bibliográfica envolvendo o livro A student´s textbook in the History of Education de autoria de Stephen Duggan. Particularmente nos concentramos no Chapter XVI: Socializing Education Thru Philanthropy And Thru State Control (Capítulo XVI: Socializando a educação por meio da filantropia e do controle do Estado). Duggan foi professor do College de Nova Iorque e, concomitantemente, pesquisador no campo da História da Educação vivenciando as hodiernas relações sociais e econômicas ocorridas nos Estados Unidos e na Europa entre os séculos XIX/XX. Seu material é raro e sem tradução no Brasil. Tivemos acesso ao compêndio a partir do doutoramento em educação, na disciplina “Tópicos de Pesquisa”. Na ocasião, abordamos em seminário as perspectivas da “socialização” no espaço educacional levantadas por Duggan, cotejando-as com paradigmas científicos do pensamento de Antonio Gramsci. Tais indagações, em função das tensões educacionais de momento, ainda parecem ativas.
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