A socialização da educação em Stephen Duggan e Antonio Gramsci – as “sombras fabricadas” em meio às tensões do estado moderno entre os séculos XIX e XX

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5585/cpg.v22n1.21236

Palabras clave:

educação, socialização, pesquisa, seleções e sombras, cotejamento

Resumen

A elaboração do presente artigo se deu a partir de aprimorada pesquisa bibliográfica envolvendo o livro A student´s textbook in the History of Education de autoria de Stephen Duggan. Particularmente nos concentramos no Chapter XVI: Socializing Education Thru Philanthropy And Thru State Control (Capítulo XVI: Socializando a educação por meio da filantropia e do controle do Estado). Duggan foi professor do College de Nova Iorque e, concomitantemente, pesquisador no campo da História da Educação vivenciando as hodiernas relações sociais e econômicas ocorridas nos Estados Unidos e na Europa entre os séculos XIX/XX. Seu material é raro e sem tradução no Brasil. Tivemos acesso ao compêndio a partir do doutoramento em educação, na disciplina “Tópicos de Pesquisa”. Na ocasião, abordamos em seminário as perspectivas da “socialização” no espaço educacional levantadas por Duggan, cotejando-as com paradigmas científicos do pensamento de Antonio Gramsci. Tais indagações, em função das tensões educacionais de momento, ainda parecem ativas.

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Biografía del autor/a

Marcos Antonio Macedo das Chagas, Instituto Superior de Educação do Rio de Janeiro – ISERJ

Professor doutor de disciplinas pedagógicas no ensino superior

 

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Publicado

2023-06-29

Cómo citar

DAS CHAGAS, Marcos Antonio Macedo. A socialização da educação em Stephen Duggan e Antonio Gramsci – as “sombras fabricadas” em meio às tensões do estado moderno entre os séculos XIX e XX. Cadernos de Pós-graduação, [S. l.], v. 22, n. 1, p. 118–130, 2023. DOI: 10.5585/cpg.v22n1.21236. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/cadernosdepos/article/view/21236. Acesso em: 20 ago. 2024.

Número

Sección

Artigos