Professores e formação de jovens em cumprimento de medida socioeducativa: alfabetização, projeto de vida e protagonismo jovem
DOI:
https://doi.org/10.5585/cpg.v22n1.23023Palavras-chave:
Educação e Direitos Humanos, docência, sistema socioeducativoResumo
Este artigo se propõe a refletir sobre a formação de jovens do sistema socioeducativo e interações junto a professores que trabalham em projetos de alfabetização e especificamente, ii: descrever projeto de alfabetização desenvolvimento em unidade do Sistema Socioeducativo de São Paulo e suas repercussões no projeto de vida do adolescente; e, por fim, iii) relacionar a ação docente no sistema socioeducativo à formação de grupos jovens protagonistas que se poderão se tornar lideranças conscientes em suas atuações institucionais. MÉTODO: Trata-se de do relato de projeto de alfabetização de professores que atuam no sistema socioeducativo com adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa. Na disciplina “Projeto de Vida”, em rodas de conversa, foi discutida a condição do adolescente, tornando-o consciente da amplitude social e dos conflitos e contradições decorrentes da sua formação subjetiva. Nosso debate contribuiu na formação de professores e coordenação pedagógica e na formação identitária de alunos em internação.
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