Professores e formação de jovens em cumprimento de medida socioeducativa: alfabetização, projeto de vida e protagonismo jovem

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/cpg.v22n1.23023

Palavras-chave:

Educação e Direitos Humanos, docência, sistema socioeducativo

Resumo

Este artigo se propõe a refletir sobre a formação de jovens do sistema socioeducativo e interações junto a professores que trabalham em projetos de alfabetização e especificamente, ii: descrever projeto de alfabetização desenvolvimento em unidade do Sistema Socioeducativo de São Paulo e suas repercussões no projeto de vida do adolescente; e, por fim, iii) relacionar a ação docente no sistema socioeducativo à formação de grupos jovens protagonistas que se poderão se tornar lideranças conscientes em suas atuações institucionais. MÉTODO: Trata-se de do relato de projeto de alfabetização de professores que atuam no sistema socioeducativo com adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa. Na disciplina “Projeto de Vida”, em rodas de conversa, foi discutida a condição do adolescente, tornando-o consciente da amplitude social e dos conflitos e contradições decorrentes da sua formação subjetiva. Nosso debate contribuiu na formação de professores e coordenação pedagógica e na formação identitária de alunos em internação.

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Biografia do Autor

Cristina Miyuki Hashizume, Universidade Estadual da Paraíba, UEPB Universidade Metodista de São Paulo, UMESP

Doutora em Psicologia, UMESP/ UEPB

 

Andrea Guerra Pedrosa, Fundação CASA - SP

Pedagoga, Especialista em Educação e Direitos Humanos

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Publicado

29.06.2023

Como Citar

HASHIZUME, Cristina Miyuki; PEDROSA, Andrea Guerra. Professores e formação de jovens em cumprimento de medida socioeducativa: alfabetização, projeto de vida e protagonismo jovem. Cadernos de Pós-graduação, [S. l.], v. 22, n. 1, p. 90–102, 2023. DOI: 10.5585/cpg.v22n1.23023. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/cadernosdepos/article/view/23023. Acesso em: 1 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Temático: Juventudes e Ação Política