A possibilidade de inclusão de alunos surdos por meio de uma situação de ensino-aprendizagem da disciplina química
DOI:
https://doi.org/10.5585/cpg.v22n1.21572Palavras-chave:
ensino de ciências, atividade experimental de Química, inclusão de alunos surdosResumo
Pode-se afirmar que o ensino de ciências é essencial na educação para a cidadania, desenvolvendo uma visão crítica sobre a realidade. Assim, deve lidar com as diferenças dos alunos em sala de aula, principalmente daqueles com necessidades educativas especiais. Dentre estes alunos encontram-se os surdos, considerados deficientes com relação à aprendizagem em comparação aos alunos ouvintes, quando inseridos na escola inclusiva. Dessa forma, novas perspectivas na educação inclusiva devem ser apresentadas, em especial na área de Química, considerada de grande dificuldade de aprendizagem. Nesse sentido, uma possibilidade que se abre é a realização de atividades experimentais objetivando a formação de conceitos. Assim, em uma aula experimental de Química, observou-se que o planejamento em conjunto (entre o professor regente e o intérprete) favoreceu a proposta de trabalho e a compreensão de conceitos científicos por parte dos alunos surdos, indicando que esta prática pode reverter o quadro do processo inclusivo com relação à dificuldade de aprendizagem. Este trabalho teve então por objetivo estudar situações em aulas de ciências que favoreçam os alunos considerados deficientes a compartilhar as mesmas esferas do saber, sob à luz do conceito de “deficiência” adotada por Vygotsky.
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