Educação política: o protagonismo dos estudantes secundaristas
DOI:
https://doi.org/10.5585/cpg.v22n1.22921Palavras-chave:
instituição escolar, movimento secundarista (2015-2016), documentário Escola de LutaResumo
Este artigo tem como objeto o movimento secundarista de ocupações das escolas públicas de Educação Básica ocorrido nos anos de 2015 e 2016. Objetivou-se investigar se as ações protagonizadas por estudantes secundaristas caracterizaram uma educação política no interior desse movimento capaz de impulsionar a ocupação e a luta pela sobrevivência da escola pública. O levantamento bibliográfico dos referenciais teóricos da área e a análise de nove pesquisas de diferentes universidades brasileiras relacionadas aos registros do movimento estudantil secundarista de Goiânia, exibidos no documentário Escola de Luta, comprovaram que a ação política emergiu do interior do próprio movimento, em prol dos interesses do coletivo de jovens, além de promover uma educação de consciência política acerca da importância da instituição escolar e do olhar da sociedade para o próprio movimento.
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