Retalhando o que nos fere discurso de resistência das mulheres no Poetry Slam
DOI:
https://doi.org/10.5585/cpg.v22n1.22978Palavras-chave:
poesia, juventudes, narrativas, resistênciaResumo
Este trabalho se propõe a analisar a narrativa das mulheres expressa em versos de poesias das competições de poetry slam que apresentam uma realidade de dor e sofrimento que não lhes gera um silenciamento, tornando-se, contrariamente munição para resistir e prosseguir. Essa juventude tem produzido riscos poéticos de sobrevivência por meio de seus versos na competição. Dentre estes, destacamos as narrativas das mulheres que apresentam suas vivências por meio de poesias na competição. Diante da participação das mulheres na competição desejamos aprofundar a discussão sobre essas narrativas e suas lutas pelo direito de estarem vivas e ser ouvidas. A partir da contribuição dos pensadores Walter Benjamin, Gilberto Velho, Conceição Evaristo e Chimamanda Ngozi apresentaremos como a dor e a sobrevivência estão presentes nos versos, bem como na vida cotidiana de cada uma dessas poetas.
Downloads
Referências
AADICHIE, Chimamanda N. 2019. O perigo da história única. São Paulo: Companhia das Le-tras.
BENJAMIN, Walter. 1993. Magia e técnica, arte e política. São Paulo, Brasiliense.
EVARISTO, Conceição. 2017. Becos da Memória. 200p. Rio de Janeiro: Pallas.
FREUD, Sigmund. 2010. Luto e melancolia (1917 [1915]). In: Introdução ao narcisismo, ensai-os de metapsicologia e outros textos (1914-1916). São Paulo, Companhia das Letras.
MELUCCI, Alberto. Juventude, tempo e movimentos sociais Juventude e Contemporaneidade. – Brasília : UNESCO, MEC, ANPEd, 2007.
NASCIMENTO, Natã Neves do. Três minutos, duas mãos e uma voz: performances, traje-tórias e sobrevivências nas batalhas de poesias. Dissertação de Mestrado – Instituto de Arte e Comunicação Social. Universidade Federal Fluminense (UFF). Niterói, 2020.
WELLER, Wivian. A presença feminina nas (sub)culturas juvenis: a arte de se tornar visível. Estudos Feministas, Florianópolis,13(1):216, janeiro-abril/2005.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Os autores

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do texto na da revista;
O(s) autor(es) garantem que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s);
A revista não se responsabiliza pelas opiniões, idéias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
É reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação.
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons Attribution 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).