Democratização psicossocial: aprendizado e desenvolvimento em ocupações escolares paulistas
DOI:
https://doi.org/10.5585/cpg.v22n1.22421Palavras-chave:
movimentos sociais, aprendizado, desenvolvimento humano, psicologia da educação, participação políticaResumo
Os anos de 2015 e 2016, no Brasil, foram marcados por ocupações estudantis cujas pautas gerais defendiam a educação pública e tinham a autogestão como premissa de organização. O presente artigo objetiva abordar, a partir de perspectivas histórico-culturais e freirianas, processos de aprendizado e desenvolvimento ocorridos durante ocupações estudantis paulistas nos referidos anos. O corpus de pesquisa foi construído por meio de grupos focais, entrevistas e observações participantes com estudantes de quatro cidades: São Paulo, Ribeirão Preto, Catanduva e Barretos. Em face da análise, evidenciam-se as especificidades dos aprendizados e desenvolvimentos suscitados pela participação nas ocupações. Destaca-se como a autogestão dos movimentos favoreceu o processo de educação autônoma, dialógico e libertadora. Vivências concretas vivenciadas na ocupação circunscreveram a produção de relações e subjetividades mais conscientes, ativas e potentes. Os relatos apontam para um processo de democratização psicossocial a partir das experiências em ocupações estudantis.
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