Análise do uso da metodologia da mediação dialética e metodologias ativas durante a pandemia da COVID-19

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/cpg.v22n2.21272

Palavras-chave:

mediação; dialética; ensino; aprendizagem

Resumo

Com a pandemia do COVID-19, ocorreram mudanças radicais na dinâmica social, com a restrição de acesso às instituições de ensino. As atividades passaram a ser remotas, surgindo oportunidades para ampliação de novas formas de trabalho, com características da Metodologia da Mediação Dialética (MMD), bem como das Metodologias Ativas de Ensino-Aprendizagem (MAEs). Buscando entender melhor o impacto deste cenário durante o primeiro semestre de 2021, realizou-se um estudo quanti-qualitativo para verificar como a forma de organização e desenvolvimento do plano de ensino influenciou o trabalho do professor e a aprendizagem dos alunos. Os resultados mostraram que o docente procurou adequar suas atividades à nova realidade, introduzindo muitas das características das MAEs e das fases da MMD em seu planejamento e práticas. Os alunos surpreenderam quando o assunto foi o desenvolvimento de atividades diferenciadas para a prática de projetos longe dos laboratórios.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Edilson Moreira de Oliveira, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” - UNESP

Prof. Doutor

 

Dawson Tadeu Izola, Centro Universitário Herminio Ometto de Araras - UNIARARAS

Prof. Doutor

 

Giuseppe Ricardo Passarini, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” - UNESP

Mestrando

 

Referências

ARNONI, M. E. B. Mediação dialético-pedagógica e práxis educativa: o aspecto ontológico da aula. Revis-ta Educação e Emancipação. Maranhão: São Luís, v.5, n.2, jul./dez. 2012.

MORÁN, J. Mudando a educação com metodologias ativas. Coleção Mídias Contemporâneas. Conver-gências Midiáticas, Educação e Cidadania: aproximações jovens. v. II Carlos Alberto de Souza e Ofelia Elisa Torres Morales (orgs.). PG: Foca Foto-PROEX/UEPG, 2015.

PAIVA, M. R. F. et al. Metodologias ativas de ensino-aprendizagem: revisão integrativa. SANARE, So-bral - V.15 n.02, p.145-153, jun./dez. 2016.

Downloads

Publicado

26.12.2023

Como Citar

OLIVEIRA, Edilson Moreira de; IZOLA, Dawson Tadeu; PASSARINI, Giuseppe Ricardo. Análise do uso da metodologia da mediação dialética e metodologias ativas durante a pandemia da COVID-19. Cadernos de Pós-graduação, [S. l.], v. 22, n. 2, p. 299–306, 2023. DOI: 10.5585/cpg.v22n2.21272. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/cadernosdepos/article/view/21272. Acesso em: 25 fev. 2024.

Edição

Seção

Artigos