Análise do uso da metodologia da mediação dialética e metodologias ativas durante a pandemia da COVID-19

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.5585/cpg.v22n2.21272

Mots-clés :

mediação; dialética; ensino; aprendizagem

Résumé

Com a pandemia do COVID-19, ocorreram mudanças radicais na dinâmica social, com a restrição de acesso às instituições de ensino. As atividades passaram a ser remotas, surgindo oportunidades para ampliação de novas formas de trabalho, com características da Metodologia da Mediação Dialética (MMD), bem como das Metodologias Ativas de Ensino-Aprendizagem (MAEs). Buscando entender melhor o impacto deste cenário durante o primeiro semestre de 2021, realizou-se um estudo quanti-qualitativo para verificar como a forma de organização e desenvolvimento do plano de ensino influenciou o trabalho do professor e a aprendizagem dos alunos. Os resultados mostraram que o docente procurou adequar suas atividades à nova realidade, introduzindo muitas das características das MAEs e das fases da MMD em seu planejamento e práticas. Os alunos surpreenderam quando o assunto foi o desenvolvimento de atividades diferenciadas para a prática de projetos longe dos laboratórios.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

Edilson Moreira de Oliveira, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” - UNESP

Prof. Doutor

 

Dawson Tadeu Izola, Centro Universitário Herminio Ometto de Araras - UNIARARAS

Prof. Doutor

 

Giuseppe Ricardo Passarini, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” - UNESP

Mestrando

 

Références

ARNONI, M. E. B. Mediação dialético-pedagógica e práxis educativa: o aspecto ontológico da aula. Revis-ta Educação e Emancipação. Maranhão: São Luís, v.5, n.2, jul./dez. 2012.

MORÁN, J. Mudando a educação com metodologias ativas. Coleção Mídias Contemporâneas. Conver-gências Midiáticas, Educação e Cidadania: aproximações jovens. v. II Carlos Alberto de Souza e Ofelia Elisa Torres Morales (orgs.). PG: Foca Foto-PROEX/UEPG, 2015.

PAIVA, M. R. F. et al. Metodologias ativas de ensino-aprendizagem: revisão integrativa. SANARE, So-bral - V.15 n.02, p.145-153, jun./dez. 2016.

Téléchargements

Publiée

2023-12-26

Comment citer

OLIVEIRA, Edilson Moreira de; IZOLA, Dawson Tadeu; PASSARINI, Giuseppe Ricardo. Análise do uso da metodologia da mediação dialética e metodologias ativas durante a pandemia da COVID-19. Cadernos de Pós-graduação, [S. l.], v. 22, n. 2, p. 299–306, 2023. DOI: 10.5585/cpg.v22n2.21272. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/cadernosdepos/article/view/21272. Acesso em: 17 juill. 2024.

Numéro

Rubrique

Artigos

Articles similaires

Vous pouvez également Lancer une recherche avancée de similarité pour cet article.