Os jovens podem participar? Considerações acerca da participação e formação políticas juvenis

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/cpg.v21n2.22908

Palavras-chave:

juventudes, jovens, participação política, formação política

Resumo

O presente artigo tem como objetivos conceituar participação e discutir analisando as relações entre juventudes, jovens e política, tendo como abordagem principal os diálogos existentes entre formação e participação políticas. O trabalho se caracteriza como revisão sistemática de literatura subsidiado por abordagem qualitativa, cujos referenciais teóricos se fundamentam nos estudos que dialogam sobre os temas juventude, jovens, formação política e participação política. Os resultados apontam para a polissemia do termo participação, o que coloca em evidência a complexa relação entre formação e participação políticas. Assim como, chamam atenção que as práticas de participação política juvenis variam conforme suas experiências, contextos, condições juvenis e as relações que constroem com as instâncias formativas sociais. Além disso, a revisão de literatura sinaliza, por um lado, a descrença dos jovens com o formato tradicional de fazer política no Brasil e, por outro lado, a esperança dos jovens em novas formas de participação política.

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Biografia do Autor

Hélio Souza de Cristo, Universidade Federal da Bahia – UFBA

Doutor em Difusão do Conhecimento

 

José Wellington Marinho de Aragão, Universidade Federal da Bahia – UFBA

Doutor em Educação

 

Hugo Saba, Universidade do Estado da Bahia – UNEB

Doutor em Difusão do Conhecimento

 

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Publicado

15.12.2022

Como Citar

CRISTO, Hélio Souza de; ARAGÃO, José Wellington Marinho de; SABA, Hugo. Os jovens podem participar? Considerações acerca da participação e formação políticas juvenis. Cadernos de Pós-graduação, [S. l.], v. 21, n. 2, p. 46–58, 2022. DOI: 10.5585/cpg.v21n2.22908. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/cadernosdepos/article/view/22908. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Temático: Juventudes e Ação Política