Educação Escolar Quilombola

Ratificação, confirmação e validação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/cpg.v22n2.24028

Palavras-chave:

diretrizes; Educação Escolar Quilombola; políticas públicas; inclusão; diversidade

Resumo

De forma descritiva, este trabalho tem como objetivo verificar as políticas educacionais que orientam a Educação Escolar Quilombola. A natureza da pesquisa é básica (teórica), a abordagem é de caráter qualitativa do tipo descritiva e assumiu como métodos as investigações bibliográfica e documental. Para a coleta de dados, utilizamos a pesquisa documental e, para analisar esses dados, usamos a análise documental. Os resultados revelaram a incipiência da Educação Escolar Quilombola na modalidade da Educação Básica, nos dias atuais; os retrocessos a essa modalidade nos anos de 2016 a 2021; as fragilidades das políticas públicas, sociais, afirmativas e educacionais em face deste grupo, o que sumariza uma política de exclusão das minorias, entre outras necessidades. Por outro, tais resultados revelaram que, a partir de 2023, com o retorno da esperança, alguns desmontes começam a ser quebrados, como o retorno da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (SECADI), o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), o Ministério do Desenvolvimento Agrário e da Agricultura Familiar (MDA) e dentre outros.

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Biografia do Autor

Helio Rodrigues dos Santos, Universidade de Brasília – UnB

Doutorando em Educação pela linha de Educação Matemática

 

Geraldo Eustáquio Moreira, Universidade de Brasília – UnB

Doutor em Educação Matemática

 

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Publicado

26.12.2023

Como Citar

SANTOS, Helio Rodrigues dos; MOREIRA, Geraldo Eustáquio. Educação Escolar Quilombola: Ratificação, confirmação e validação. Cadernos de Pós-graduação, [S. l.], v. 22, n. 2, p. 206–226, 2023. DOI: 10.5585/cpg.v22n2.24028. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/cadernosdepos/article/view/24028. Acesso em: 25 fev. 2024.

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Artigos