As relações intergeracionais e a educação profissional técnica
DOI:
https://doi.org/10.5585/cpg.v23n1.24185Parole chiave:
educação profissional técnica; docente e discente; comunicação; clima organizacional; relações intergeracionaisAbstract
A pesquisa teve como objetivo identificar a percepção de docentes e discentes sobre as relações intergeracionais, a comunicação e o clima organizacional entre as gerações que convivem em sala de aula. Assim, apresentou-se como problema de pesquisa: o relacionamento intergeracional, resultante da diversidade geracional, impacta o clima vigente em sala de aula? A pesquisa foi desenvolvida em uma instituição de ensino profissional e técnico no curso modular em Técnico de Recursos Humanos. Foram aplicados questionários a docentes e discentes, sob o enfoque da escala Likert, a partir dos quais se buscou captar a percepção dos sujeitos de pesquisa por meio de um estudo quantitativo. Em termos de considerações finais, constatou-se que a harmonia e o processo de comunicação são percebidos de maneiras distintas por professores e alunos, concluindo-se que não há uniformidade na percepção do clima organizacional no contexto em pauta.
Downloads
Riferimenti bibliografici
CORREA JÚNIOR, C. C. M, LIMA, F. A., CONCEIÇÃO, I. A., SOUZA, W. A, KONRAD, M. R., O gerenciamento das relações entre as múltiplas gerações no mercado de trabalho. Educação, Gestão e Sociedade: Revista da Faculdade Eça de Queiroz, 2016. Disponível em: http://uniesp.edu.br/sites/_biblioteca/revistas/20170509162633. Acesso em 10 Ago. 2022.
FEIXA, C; LECCARDI, C. O conceito de geração nas teorias sobre juventude: Disponível em: https://www.scielo.br/j/se/a/QLxWgzvYgW4bKzK3YWmbGjj/?lang=pt#. Acesso em 19 Jul. 2022.
GRUBB, Valerie M. Conflitos de Gerações: desafios e estratégias para gerenciar quatro gerações no ambiente de trabalho. São Paulo: Autêntica Business, 2018.
JOHANN, S. L. Comportamento Organizacional. Ed. São Paulo: Saraiva, 2013
LÜCK, H. Gestão da cultura e do clima escolar. Petrópolis: Vozes, 2017. (Cadernos de Gestão).
MANNHEIM, K. Sociologia: Organizadora Marialice M. Forachi. Ática, 1982
MANNHEIM, K. The problem of generations. Disponível em: https://marcuse.faculty.history.ucsb.edu/classes/201/articles/27MannheimGenerations.pdf. Acesso em 18 Jul. 2022.
MATOS, S. F. D de, Efeitos do clima organizacional escolar nos processos de ensino e de aprendizagem. Unopar, Londrina, 2019. Disponível em: https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/23342. Acesso em 12 Ago. 2022.
RAMOS, M.; FRIGOTO, G.; CIAVATTA, M. A gênese do decreto nº 5.154/2004. In: MOLL, Jaqueline (Org.) Educação Profissional e tecnológica no Brasil contemporâneo: desafios, tensões e possibilidades. Porto Alegre: Artmed, 2010
SAMPIERI, R.H.; COLLADO, C.F.; LUCIO, M.P.B. Metodologia de pesquisa. 5.ed. Porto Alegre: Penso, 2013.
SIMÕES, C. A. Juventude e Educação Técnica: a experiência na formação de jovens trabalhadores da Escola Estadual Prof. Horácio Macedo/CEFET-RJ. 148f. Dissertação (Mestrado em Educação), Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2007.
TORQUATO, F. G. Tratado da Comunicação: Organizacional e Política. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2002.
VERGARA, S. C. Projetos e relatórios de pesquisa em administração., 16ed. São Paulo: Grupo GEN, 2016.
VIEIRA, A. M. D. P.; SOUZA JUNIOR. A, de. A Educação Profissional no Brasil. PUCPR, Curitiba 2017. Disponível em: https://revistas.rcaap.pt/interaccoes/article/view/10691tecnologica-no-brasil. Acesso em 12 Ago. 2022.
Downloads
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2024 Cadernos de Pós-graduação
Questo lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione - Non commerciale - Condividi allo stesso modo 4.0 Internazionale.