As relações intergeracionais e a educação profissional técnica
DOI:
https://doi.org/10.5585/cpg.v23n1.24185Palavras-chave:
educação profissional técnica; docente e discente; comunicação; clima organizacional; relações intergeracionaisResumo
A pesquisa teve como objetivo identificar a percepção de docentes e discentes sobre as relações intergeracionais, a comunicação e o clima organizacional entre as gerações que convivem em sala de aula. Assim, apresentou-se como problema de pesquisa: o relacionamento intergeracional, resultante da diversidade geracional, impacta o clima vigente em sala de aula? A pesquisa foi desenvolvida em uma instituição de ensino profissional e técnico no curso modular em Técnico de Recursos Humanos. Foram aplicados questionários a docentes e discentes, sob o enfoque da escala Likert, a partir dos quais se buscou captar a percepção dos sujeitos de pesquisa por meio de um estudo quantitativo. Em termos de considerações finais, constatou-se que a harmonia e o processo de comunicação são percebidos de maneiras distintas por professores e alunos, concluindo-se que não há uniformidade na percepção do clima organizacional no contexto em pauta.
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