A relação entre popularização da ciência e a abordagem cts

a importância para a educação científica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/cpg.v23n1.24375

Palavras-chave:

popularização da ciência; ciência-tecnologia-sociedade; educação científica

Resumo

Procurou-se neste artigo estabelecer uma aproximação teórica do conceito de Popularização da Ciência (PC) com os preceitos da abordagem educativa baseada em Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS), a fim de se destacar a importância para a educação científica ao se discutir questões referentes à Ciência e Tecnologia (C&T). Isto por se entender que a C&T exerce uma grande influência nas decisões políticas, que por sua vez acabam por impactar no cotidiano das pessoas. Para tanto, foi feita revisão conceitual ao que tange os aspectos da PC e CTS e de que forma estas estão interligadas por meio da educação científica. Também foi feito um exercício de busca de teses e dissertações sobre a temática, visando identificar a relação entre estes conceitos na educação brasileira. Entende-se que a congruência destas duas linhas de pensamento reforça cada vez mais o papel da educação científica nos debates sociais, levando-se em conta que as discussões sobre a C&T são de extrema relevância para a democratização do saber.

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Biografia do Autor

Fernando Barcellos Razuck, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES

Doutor em Educação pela Universidade de Brasília (UnB) Comissão Nacional de Energia Nuclear – CNEN/Ministério da Ciência e Tecnologia – MCTI

Renata Cardoso de Sá Ribeiro Razuck , Faculdade de Educação / Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ

Doutora em Educação pela Universidade de Brasília (UnB)

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Publicado

28.06.2024

Como Citar

RAZUCK, Fernando Barcellos; RAZUCK , Renata Cardoso de Sá Ribeiro. A relação entre popularização da ciência e a abordagem cts: a importância para a educação científica. Cadernos de Pós-graduação, [S. l.], v. 23, n. 1, p. 56–69, 2024. DOI: 10.5585/cpg.v23n1.24375. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/cadernosdepos/article/view/24375. Acesso em: 30 jun. 2024.

Edição

Seção

Artigos